julho 12, 2025

Inglaterra goleia a Holanda com show de Lauren James na Euro Feminina

Inglaterra goleia Holanda com show de Lauren James
Foto: Divulgação/UEFA

Equipe de Sarina Wiegman controla o jogo, encerra sequência ofensiva da Holanda e assume liderança do grupo

A Inglaterra pode, enfim, respirar aliviada na Euro Feminina 2025. Depois de tropeçar na estreia, as atuais campeãs da competição mudaram a chave e atropelaram a Holanda na tarde desta quarta-feira (9), ao vencerem por 4 a 0 no Letzigrund, em Zurique, pela segunda rodada da fase de grupos.

As Lionesses transformaram as Laranjas em presa fácil e, com a inteligência tática de Sarina Wiegman, contaram com dois gols de Lauren James, além de Stanway e Ella Toone para selar o placar. O resultado ganha ainda mais peso diante do retrospecto recente. A seleção inglesa pôs fim à sequência das holandesas, que haviam marcado mais de três gols em cinco dos últimos sete jogos da Euro. Essa série começou em 2017, justamente contra a equipe da terra do rei.

Lionesses impõe ritmo e neutraliza Holanda

Precisando da vitória a qualquer custo, a Inglaterra começou o confronto de forma fulminante, empurrando a marcação das holandesas para o campo de defesa. Contudo, a equipe laranja não se intimidou e passou a cercar as adversárias, deixando o embate equilibrado. Miedema apareceu bem por trás da defesa e quase surpreendeu a goleira Hannah Hampton, mas acabou adiantando demais a bola.

As Lionesses exploravam bastante os lados do campo, especialmente com Lauren Hemp pela esquerda, como já havia ocorrido na estreia contra a França. Casparij teve trabalho para conter as investidas da camisa 11, que conseguia bons lançamentos. Com o tempo, as comandadas de Sarina Wiegman passaram a contar também com Lauren James e Lucy Bronze trabalhando bem pela outra ponta.

Curiosamente, não foi nenhuma dessas jogadas que surtiu efeito, mas sim a rápida reposição de Hampton. Alessia Russo fez boa projeção para receber entre Brugts e Buurman, e tocou para James, que acompanhava toda a jogada. A camisa 7 levou para o meio e bateu de chapa com a canhota, sem dar chance alguma a Van Domselaar. A Holanda não conseguiu reagir, era lenta na tomada de decisões e ainda cedia espaço para as adversárias, que quase ampliaram com Greenwood, Hemp e Russo.

Nos acréscimos, Stanway aproveitou o rebote e pegou de primeira, recompensando a insistência inglesa e garantindo a vantagem no placar antes do intervalo.

Foto: Divulgação/UEFA

Inglaterra confirma goleada

Após ver suas comandadas meio apáticas na etapa anterior, Andries Jonker mexeu na equipe, colocando Beerensteyn, Caitlin Dijkstra e Sherida Spitse nos lugares de Brugts, Jill Roord e Buurman. Mas pouca coisa mudou assim que a árbitra brasileira Edina Alves deu o reinício do jogo. A Inglaterra seguia levando vantagem, especialmente nas jogadas aéreas. Por muito pouco, não chegou ao terceiro gol. Williamson recuperou o corte da defesa e deixou para Greenwood, que fez um bom cruzamento para Russo cabecear para o fundo da rede. No entanto, a assistente e o VAR confirmaram impedimento da capitã inglesa.

Aos poucos, a Holanda foi entendendo melhor como se portar em campo, criando jogadas mais rápidas, aparecendo mais no ataque e se projetando com mais clareza. Mas as Lionesses conseguiram conter o ímpeto das Laranjas rapidamente. Hemp, que havia invertido para o lado direito, cruzou da linha de fundo. Ella Toone finalizou em cima de Casparij, mas Lauren James pegou o rebote e colocou no cantinho, marcando seu segundo gol e confirmando que a decisão de Sarina Wiegman, ao posicioná-la mais aberta, havia dado resultado.

A seleção holandesa pecou ao não fechar mais os espaços. Como consequência, acabou virando uma presa fácil e tomou uma goleada. Após receber passe vindo do campo de defesa, Russo acionou Ella Toone na entrada da área. A camisa 10 se livrou da marcação para fazer o quarto. Depois de servir, foi a vez da atacante tentar deixar o seu, mas a goleira evitou em dois tempos.

De olho na tabela

Com a vitória, a Inglaterra lidera o grupo D, com três pontos, por conta do saldo de gols. Já a Holanda aparece em terceiro, com a mesma pontuação. No entanto, tudo pode mudar, pois a França ainda entra em campo para enfrentar o País de Gales.

O que vem por aí

Na próxima rodada, as Lionesses irão encarar o País de Gales, na AFG Arena, em São Galo. Enquanto as Laranjas terão o duro desafio de jogar contra as francesas, no St. Jakob-Park, na Basileia. Ambos os jogos irão ocorrer no domingo (13), às 16h (de Brasília).

By Izabelle França

Jornalista com olhar voltado ao esporte em suas múltiplas formas e à cena internacional. Cinéfila por paixão, interessa-se por histórias que conectam pessoas, culturas e contextos.

Matérias relacionadas