agosto 11, 2025

Fluminense bate Ulsan em jogo com duas viradas e encaminha classificação no Mundial

Fluminense bate Ulsan em jogo com duas viradas e encaminha classificação no Mundial
Foto: Divulgação/Fifa

Tricolor reage na etapa final com mudanças decisivas e depende de um empate para avançar

O Fluminense foi avassalador na etapa inicial, mas não soube aproveitar as chances criadas e viu o Ulsan HD marcar duas vezes. No entanto, as substituições certeiras do técnico Renato Portaluppi fizeram a diferença e, com a ajuda de um herói improvável, o Tricolor venceu os sul-coreanos por 4 a 2, na noite deste sábado (21), no MetLife Stadium, em partida válida pela segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes.

Tigres esperam e golpeiam na hora certa

O Fluminense tomou a iniciativa assim que a bola rolou e criou duas grandes oportunidades. Após escanteio, Ganso soltou uma bomba dentro da área, obrigando o goleiro Jo Hyeon-Woo a espalmar. Na sequência, o camisa 10 ficou com a sobra, mas o número 21 salvou com uma das mãos. O Tricolor não deixou o Ulsan encostar na bola e manteve a posse, trocando passes no campo ofensivo.

Martinelli deu belo passe em profundidade para Serna. O atacante invadiu a área, teve tempo para ajeitar, porém, não caprichou na finalização e acabou isolando. De tanto rondar a área, o Fluminense encontrou uma falta de Trojak para cima de Martinelli. Arias cobrou falta forte, no ângulo, indefensável para Hyeon-Woo. Contudo, estar o tempo todo no ataque custou caro ao time de Laranjeiras. Aos 36′, Bojanic aproveitou erro de passe de Thiago Silva. Ele abriu para Won-Sang, que cruzou para Lee Jin-Hyun deixar tudo igual.

O Ulsan, que teve poucas chances, soube fazer melhor que o Tricolor: foi eficiente quando teve a oportunidade. Nos acréscimos, Jin-Hyun aproveitou uma rebatida da defesa perto da lateral. Com espaço, cruzou na área, e Um Won-Sang mergulhou de peixinho entre os marcadores para virar o jogo para os Tigres.

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense 

Mão do treinador faz diferença para o Fluminense

Diferentemente da etapa anterior, o Ulsan teve mais posse e, principalmente, mais liberdade para sair jogando e até chegar ao gol de Fábio. Mesmo um pouco apático, o Fluminense tentava incomodar, mas sem muito êxito. Won-Sang recebeu longo passe, nas costas de Freytes e mandou com perigo à esquerda do gol. O Tricolor tentou responder com Cano, que cabeceou por cima do gol.

Para tentar dar um novo gás ao time, Renato Portaluppi colocou Keno e Nonato nos lugares de Martinelli e Serna. As mudanças surtiram efeito rapidamente. O próprio volante desarmou o adversário e acionou Cano, que tocou de primeira para Keno. O atacante partiu para cima da marcação, gingou para os dois lados e cruzou da esquerda. Kim Young-Gwon cortou mal, e Nonato finalizou de chapa, acertando o canto.

Mesmo estando de volta no jogo, o Fluminense ainda cedia espaços para os Tigres, que sempre buscavam Won-Sang nos lançamentos. Em um desses, ele ganhou na corrida de Thiago Silva, ficou cara a cara com Fábio, que conseguiu abafar. Na reta final, a bola parada fez a diferença. Após escanteio, a bola ficou viva na área e Cano não conseguiu pegar em cheio na redonda. No entanto, acabou servindo de passe para Freytes virar o jogo para a equipe de Laranjeiras. O Tricolor ainda teve tempo para matar o jogo nos acréscimos. Arias recebeu dentro da área, girou e levantou na medida para Keno cabecear no canto, não dando nem tempo de reação para Hyeon-Woo.

Tabela

Com o resultado, o Fluminense assume a liderança do grupo F, somando quatro pontos — os mesmos do Borussia Dortmund. Para sonhar com a classificação, o Tricolor precisará apenas de um empate no próximo confronto. Por sua vez, o Ulsan conquistou seu primeiro ponto e ocupa o último lugar.

O que vem por aí para Fluminense e Ulsan

Na terceira e última rodada da fase de grupos, ambos os times irão jogar na próxima quarta-feira (25), às 16h (de Brasília). O Tricolor medirá forças contra o Mamelodi Sundowns, no Hard Rock Stadium, em Miami. Já os Tigres irão encarar o Borussia Dortmund, no TQL Stadium, em Cincinnati.

By Izabelle França

Jornalista com olhar voltado ao esporte em suas múltiplas formas e à cena internacional. Cinéfila por paixão, interessa-se por histórias que conectam pessoas, culturas e contextos.

Matérias relacionadas