Brasil bate o Canadá e ganha fôlego na VNL

Brasil bate Canadá na VNL
Foto: Divulgação/VNL

Seleção mostra equilíbrio em vitória sobre canadenses na segunda semana da fase classificatória, com destaque para Bergmann e Kudiess

Na tarde desta sexta-feira (20), o Brasil venceu o Canadá na segunda semana da fase classificatória da VNL 2025. A Seleção Brasileira passou por altos e baixos, mas conseguiu uma vitória por 3 sets a 0 (25/20, 25/23 e 25/23) sobre a equipe canadense. Os destaques ficaram por conta de Júlia Kudiess, com 16 pontos, e Julia Bergmann, que anotou 17 pontos ao longo da partida.

Como foi o jogo

1º Set

A Seleção Brasileira entrou em quadra confiante e começou bem, marcando seu primeiro ponto após um levantamento de Macris seguido pelo ataque de Tainara. O Canadá empatou rapidamente, chegando ao 4 a 4. Em seguida, Júlia Kudiess rompeu o bloqueio de Emily Miglio e Hilary Howe, colocando o Brasil novamente à frente (5/4).

A disputa seguiu equilibrada, até que um ataque de Andrea Mitrovic, após levantamento de Howe, virou o placar para o Canadá: 11/10. O time de Zé Roberto enfrentou dificuldades com a forte defesa adversária e chegou a estar atrás por 15/12. No entanto, aproveitando brechas na defesa canadense, o Brasil reagiu e virou com autoridade, fechando o set em 25/20.

Foto: Divulgação/VNL

2º Set

O segundo set começou com um saque certeiro de Bergmann, que abriu o placar para o Brasil. A equipe manteve dois pontos de vantagem com um bloqueio bem-sucedido de Ana Cristina e Júlia Kudiess, fazendo 3/1. Apesar da boa fase defensiva do Brasil, o Canadá reagiu.

Após saque de Bergmann, Guezen levantou para Thokbuom, que finalizou e virou o placar no fim do set: 21/20 para o Canadá. Mitrovic ampliou a vantagem após uma falha defensiva brasileira. O Brasil, então, reagiu com jogadas decisivas de Kudiess, Roberta e Ana Cristina, que marcou o ponto final do set: 25/23 para o Brasil.

3º Set

No terceiro set, o Brasil abriu o placar, mas cometeu erros defensivos e de ataque, permitindo que o Canadá abrisse três pontos de vantagem. Após o saque de Thokbuom, Bergmann fez uma grande defesa, seguida de levantamento de Macris e ataque de Ana Cristina, empatando o jogo em 14/14.

Foto: Divulgação/VNL

A seleção canadense voltou a liderar, mas o Brasil persistiu e empatou novamente após jogada de Ana Cristina e ataque certeiro de Bergmann (18/18). A disputa seguiu ponto a ponto até que, com um bloqueio das “Julias” (Kudiess e Bergmann), o Brasil fechou o set em 25/23, confirmando a vitória por 3 a 0.

Classificação

Com a vitória, o Brasil subiu para o quinto lugar na tabela geral, somando 17 pontos na competição. Já o Canadá caiu para a 15ª posição, com apenas cinco pontos conquistados até o momento.

Próximo jogo

O próximo compromisso da Seleção Brasileira será neste sábado (21), às 10h (horário de Brasília), contra a República Dominicana, também em Istambul, pela continuidade da fase classificatória da Liga das Nações.