Sete países já confirmaram presença na maior Copa da história e outros seguem na disputa por uma vaga no torneio de 2026
A Copa do Mundo de 2026, que será a maior edição da história do torneio, já começa a ganhar forma. Com pouco mais de um ano para o início da competição, sete seleções já garantiram vaga na Copa do Mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá. A próxima Data Fifa, marcada entre os dias 2 e 10 de junho, será decisiva para a definição de novas vagas. Até o início do torneio, ainda restam duas pausas para a disputa de Eliminatórias e duas janelas destinadas a amistosos internacionais.
A edição de 2026 será inédita em dois sentidos. Pela primeira vez, três países serão sedes conjuntas da Copa do Mundo. Além disso, o número de participantes aumentou de 32 para 48 seleções, o que também amplia o total de partidas e a representatividade por continente.
Atualmente, sete seleções já estão garantidas no Mundial: Estados Unidos, México e Canadá, como países-sede; Argentina, classificada pelas Eliminatórias Sul-Americanas; Irã e Japão, garantidos pelas Eliminatórias Asiáticas; e Nova Zelândia, vencedora das Eliminatórias da Oceania.
Formato e distribuição das vagas por continente
Com a ampliação para 48 seleções, a FIFA redefiniu o número de vagas por confederação. A UEFA (Europa) terá 16 seleções. A CAF (África) terá nove representantes. A AFC (Ásia) contará com oito seleções. A CONMEBOL (América do Sul) terá seis vagas, incluindo a da Argentina, já classificada. A CONCACAF (América do Norte e Central) também terá seis vagas, incluindo Estados Unidos, México e Canadá. A OFC (Oceania) segue com uma vaga direta. As seleções vão disputar as duas vagas restantes em um torneio de repescagem.
Repescagem internacional definirá últimas duas vagas da Copa do Mundo
As últimas duas seleções classificadas sairão de um torneio de repescagem. Seis seleções participarão dessa etapa: uma de cada confederação, com exceção da UEFA, além de uma seleção extra da confederação dos anfitriões, no caso, a CONCACAF. Duas dessas equipes serão classificadas com base em suas posições no Ranking Mundial da FIFA.
O torneio será disputado em partidas eliminatórias simples. Os dois países mais bem ranqueados avançam diretamente para a segunda fase. Os outros quatro jogam entre si, e os dois vencedores enfrentam os cabeças de chave para decidir as duas últimas vagas na Copa do Mundo.