Rio Open 2026 terá seis brasileiros após classificação de Thiago Monteiro e Igor Marcondes

Com sucesso no qualifying, o torneio terá número recorde de brasileiros na disputa de simples

Foto: Divulgação/Rio Open

Thiago Monteiro e Igor Marcondes venceram os dois jogos que disputaram na fase qualificatória do ATP 500 carioca, preenchendo duas das quatro vagas disponíveis na chave principal, que começa na tarde desta segunda-feira (16).

Marcondes abriu o torneio ganhando do cabeça de chave número 3, Chun-Hsin Tseng. O primeiro set durou apenas 39 minutos e foi liquidado em 6-3 para o brasileiro com a quebra do último serviço de Tseng. Na volta do intervalo a partida voltou quente, mas em uma tarde de inspiração, Igor embalou os 4 últimos pontos, decidindo a partida no tie-break.

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

No dia seguinte, Igor repetiu o feito do seu primeiro jogo e superou o português Jaime Faria sem perder nenhum set. Com duração de 1h37, a partida coroou a passagem do brasileiro para a chave principal com o placar de 6-1 e 7-6.

Mais tarde, Monteiro estreou com o pé direito ao derrubar o favorito do quali em dois sets. Com as parciais de 6-4 e 6-1, o cearense avançou para a fase final em busca de continuar no campeonato.

A quadra central presenciou a classificação de Thiago, que venceu Lajovic por 2-1 em uma partida de quase 3 horas. O sérvio começou dominante, deixando Monteiro ganhar apenas 2 games no primeiro set. Por sua vez, o número 208 do mundo, acostumado a ser resiliente, virou a partida com um duplo 6-3.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

Embora Pedro Boscardin, que lutou bravamente pela sua vaga, tenha caído na R1 para Tomás Barrios, o saldo para o tênis nacional é histórico. O Rio Open 2026 contará com 6 brasileiros na chave de simples pela primeira vez na história: João Fonseca, João Lucas Reis, Guto Miguel, Gustavo Heide, Igor Marcondes e Thiago Monteiro.

As outras duas vagas do qualifying foram ocupadas por Vilius Gaubas e Dino Prizmic.

Agenda de jogos

Confira as datas e horários dos próximos jogos dos representantes do Brasil no simples:

Segunda-feira (16/02)

18h50: Igor Marcondes x Ignacio Buse

19h: Gustavo Heide x Vit Kopriva

20h10: Yannick Hanfmann x João Lucas Reis

Terça-feira (17/02)

16h30: João Fonseca x Thiago Monteiro

16h30: Guto Miguel x Vilius Gaubas