Na última terça-feira (17), Felipe Meligeni e Marcelo Zormann debutaram no Rio Open com uma vitória de virada diante de Gille/Verbeek. O jogo foi decidido nos detalhes, e os brasileiros levaram a melhor no tie-break.
O início foi de oscilação. A parceria brasileira abriu 2/0, mas sofreu a quebra logo na sequência e viu os adversários virarem o set. O confronto se concentrou principalmente na rede, onde os europeus aproveitaram a experiência para fechar em 6-4.
No segundo set, Felipe e Marcelo ajustaram a antecipação, buscaram winners nas devoluções e forçaram os rivais a saírem da rede. Todos os serviços foram confirmados, levando a decisão novamente ao tie-break. O entrosamento entre Meligeni e Zormann foi crucial para conquistar o mini-break, e o saque garantiu a vantagem para fechar em 7-6.
Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui
O super tie-break foi uma guerra de devoluções, dos 20 pontos disputados, 13 foram mini-breaks. Empatadas em 9-9 as duplas não confirmaram serviço sob pressão, mas a agressividade no ataque cedeu dois pontos seguidos para Felipe Meligeni e Marcelo Zormann, 11-9 levaram eles para as quartas de final.
A união entre o saque com efeito de Zormann e o slice aberto de Meligeni não foi o único casamento perfeito da noite. Eles, que são amigos de longa data, mostraram química para avançar no torneio. Mas, para além disso, a partida foi marcada por grande emoção de Felipe Meligeni, que não conteve as lágrimas. O atleta marcou sua primeira vitória no circuito depois de sete meses longe das quadras, se recuperando de uma lesão nas costas. A cobrança pessoal para voltar ao alto nível, somada ao falecimento do pai há seis meses, deu à vitória um significado especial.
Outros resultados
Os resultados da última quinta-feira (19) foram frustrantes para o Brasil. Gustavo Heide e Guto Miguel perderam para a dupla alemã Schnaitter/Wallner no tie break, se despedindo do Rio Open nas quartas de duplas. Já no simples, o último brasileiro em disputa no simples, João Fonseca, tomou a virada do número 91 do mundo, Ignacio Buse, e agora aposta suas fichas na sua dupla com Marcelo Melo.
Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui
Agenda das duplas brasileiras
Confira os confrontos do dia
Sexta-feira (20)
Guido Andreozzi/Manuel Guignard x Felipe Meligeni/Marcelo Zormann – 17h55, oitavas de final
Jakob Schnaitter/Mark Wallner x João Fonseca/Marcelo Melo – 19h05, semifinal

