Arpoador recebe a primeira edição do Circuito Surf Social

Dez projetos sociais de diferentes regiões do Rio participam da primeira edição dedicada ao surf

Foto: Divulgação/Riotur
Foto: Divulgação/Riotur

Neste sábado (6), a Praia do Arpoador recebe a primeira edição do Circuito Surf Social, que reúne dez projetos sociais de surf, incluindo duas iniciativas voltadas para pessoas com deficiência. O evento ocorre das 7h às 18h e reúne jovens surfistas de diferentes regiões do Rio e de municípios próximos.

Os participantes vêm de áreas como Búzios, Niterói, PPG, Rocinha, Vila do João, Arpoador, Recreio, Macumba, Barra e Turano. A maior parte dos alunos integra projetos comunitários que atuam na iniciação esportiva em surf. O encontro foi idealizado pelo Instituto Favela Radical, organização responsável por ações de formação de jovens surfistas.

A programação inclui atividades esportivas, oficinas e integrações entre os projetos. O objetivo é promover a troca entre as iniciativas e reunir, em um mesmo espaço, jovens atendidos por diferentes ações sociais ligadas ao surf.

O evento tem patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Esportes e da Lei de Incentivo ao Esporte. Também recebe apoio financeiro da Rede Atleta e conta com a participação de TVB Shorts, RR Brinquedos, Kilhas, Stone House, Escola de Surf Glória, RR Brinquedos Radicais, Favela Surf Social e ICMBIO Arquipélago das Ilhas Cagarras.

“Juntamos projetos de surf de toda a cidade para ampliar o acesso ao esporte e fortalecer iniciativas que funcionam durante o ano inteiro”, afirma Jefferson Quirino, fundador do Instituto Favela Radical e idealizador do Circuito.