Rayssa Leal é campeã da primeira etapa da SLS na Austrália

Brasil conquista dois lugares no pódio na abertura do Street League Skateboarding

Foto: Arquivo pessoal/TB Sports

No último domingo (15), a maranhense Rayssa Leal se consagrou campeã da primeira etapa do principal circuito mundial de skate. O Brasil também foi parar no pódio masculino com o bronze de Giovanni Vianna. A abertura foi realizada na Austrália, em Sydney, e terá sequência em abril, nos Estados Unidos.

A Fadinha começou com instabilidade, largando com 5.8 e 3.8 nas duas primeiras voltas e ficando temporariamente fora do pódio. Nas voltas seguintes Rayssa aplicou sua especialidade: uma virada nas manobras individuais, onde cravou notas decisivas (8.2 e 8.4) para somar seus 30.1 pontos finais e assumir o topo mesmo tendo duas quedas que a fez não pontuar durante o percurso.

A japonesa Liz Akama assumiu o segundo lugar após obter 29,2 pontos, seguida pela Chloe Covell com 24,7 em casa. As outras representantes do Japão ficaram de fora do pódio: Coco Yoshizawa (23.2), Momiji Nishiya (14.3) e Funa Nakayama (4.5).

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

Chloe ficou atrás de Coco Yoshizawa (23.2) até a última manobra e se emocionou após perder o título diante da sua torcida. Rayssa, que mantém amizade com a australiana fora das pistas, se colocou à frente da câmera de transmissão para que a adversária não fosse filmada em seu momento de vulnerabilidade.

Brasil em dose dupla

O Brasil também subiu no pódio na categoria masculina, Giovanni Vianna conquistou o bronze com 34.7 pontos. O feito inédito marcou uma surpresa na classificação da madrugada de domingo, Giovanni começou forte na disputa ao marcar 8.7 na primeira volta. Com uma sequência de 8.5 e 8.9 no best trick aumentou a pressão e fez com que o brasileiro não completasse duas voltas. Na última manobra o 8.6 consagrou sua presença no terceiro lugar.

Foto: Arquivo pessoal

O campeão foi Giwoo Onodera. O jovem japonês de 16 anos se tornou o primeiro skatista da história da SLS a conseguir notas acima de 9 em todas as voltas, marcando uma sequência de 9.0, 9.4, 9.1, 9.2, 9.5, 9.0 e 9.2. O norte-americano Jullian Agliardi completou o pódio conquistando a prata.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

O peruano Ángelo Caro levou o prêmio extra de 5 mil euros pela manobra individual mais alta do evento (9.6) e ficou atrás de Giovanni ao marcar 30.6. Sora Shirai, do Japão, e Nyjah Huston, dos Estados Unidos, ficaram nas últimas colocações com 18.8 e 17.1 respectivamente. O desempenho de Nyjah, maior campeão da história da SLS, não espanta, visto que ele busca sua remontada após se recuperar de uma série de lesões (fratura no crânio e na órbita ocular, sangramento cerebral e concussão) em um grave acidente no início do ano.

Agenda do campeonato

Confira os locais das próximas etapas da SLS:

4 de abril: Los Angeles – EUA

Maio: Costa Leste – EUA, cidade a confirmar

Agosto: Brasil – cidade a confirmar

Outubro: França – cidade a confirmar

Novembro: Japão – cidade a confirmar

Dezembro: Brasil (Super Crown) – cidade a confirmar

Evento Extra: Entre a etapa de Sydney e Los Angeles, durante os dias 1 a 8 de março, acontecerá o Campeonato Mundial de Skate Street, em São Paulo.