Verstappen aprova primeiros testes da Red Bull com motor RB-Ford e vê início positivo em 2026

Holandês destaca confiabilidade da nova unidade de potência após shakedown em Barcelona e admite que projeto ainda está em fase de desenvolvimento

Vice-campeão da temporada 2025 da Fórmula 1, Max Verstappen inicia 2026 diante de uma das maiores mudanças da Red Bull nos últimos anos. A equipe passa a utilizar motores desenvolvidos em parceria com a Ford, dentro do projeto RB-Ford Powertrain, que marca uma nova fase técnica para o time austríaco. Após o shakedown realizado em Barcelona, entre os dias 26 e 30 de janeiro, o piloto holandês avaliou de forma positiva os primeiros passos da nova unidade de potência.

De acordo com o piloto, os testes iniciais foram importantes para o entendimento do conjunto, mesmo com limitações climáticas no início das atividades.

“No geral, foi bastante satisfatório. Na primeira manhã não consegui dar muitas voltas, também devido ao tempo, mas o último dia foi bom. Fiz muitas voltas, aprendemos muito. Ainda há muitas coisas que queremos analisar e melhorar, mas isso é normal”, afirmou o piloto.

Ele também destacou a confiabilidade inicial do motor.

“Em geral, com o novo motor, fazer o número de voltas que fizemos é muito bom. É um bom começo para nós, mas ainda é muito cedo”, completou.

O atual número três reforçou que o projeto ainda está em fase de desenvolvimento e que o cenário é semelhante ao enfrentado pelas demais equipes do grid.

“Ainda é um trabalho em andamento, mas acho que começamos muito bem. Ainda é uma fórmula muito complicada para todos, então há bastante trabalho a fazer, o que é normal”, afirmou.

Durante o shakedown de Barcelona, a Red Bull completou 303 voltas ao longo dos cinco dias de testes. O número ficou abaixo do registrado pela Mercedes, que liderou o total de giros com 500 voltas, divididas entre George Russell e Andrea Kimi Antonelli. Mesmo assim, internamente, o volume de dados coletados foi considerado relevante para o avanço do projeto.

Para a Red Bull, a temporada 2026 representa a oportunidade de recuperar o protagonismo perdido na última temporada. A equipe dominou o início do regulamento introduzido em 2022, baseado no efeito solo, mas viu a McLaren assumir a dianteira 2025. Ano passado, Lando Norris superou Verstappen na disputa pelo título mundial de pilotos.

A preparação segue nesta semana, com novas sessões de testes de pré-temporada no Circuito de Sakhir, no Bahrein. As atividades acontecem entre os dias 11 e 13 de fevereiro e, posteriormente, de 18 a 20, com acesso à imprensa e cobertura televisiva. O campeonato de 2026 terá início oficial no dia 8 de março, com o Grande Prêmio da Austrália.