Horários e Onde Assistir ao GP dos Estados Unidos de Fórmula 1

Piastri lidera, mas Verstappen e Norris ainda brigam pelo título em um fim de semana de corrida sprint

Horários e Onde Assistir ao GP dos Estados Unidos de Fórmula 1
Foto: Divulgação/F1

No próximo domingo (19) a Fórmula 1 volta a ativa, após um final de semana de pausa, para o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas (COTA), em Austin, Texas. A corrida principal será realizada no próximo domingo (19), entretanto, será um final de semana de corrida sprint. Esta será realizada no sábado (18).

Esta corrida será a 19ª etapa da temporada de 2025 da Fórmula 1, e abre uma rodada tripla de corridas no continente americano. Já no final de semana seguinte após o GP dos Estados Unidos, acontece o GP do México, e após uma semana de pausa, a rodada tripla nas Américas tem fim no GP de São Paulo, no Brasil. Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil serão realizadas corridas sprints, o que pode decidir o campeonato mundial de pilotos.

Como está o campeonato mundial de pilotos da Fórmula 1?

Neste momento, o líder do campeonato mundial de pilotos da Fórmula 1 é o australiano Oscar Piastri, da McLaren. O piloto nº 81 soma 336 pontos antes do GP dos Estados Unidos. Na 2ª posição, está o companheiro de equipe de Piastri, o britânico Lando Norris, com 314 pontos. Por fim, na 3ª posição, está o atual tetracampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, com 273 pontos.

E apenas estes três pilotos ainda tem chances de serem campeões mundiais em 2025. A partir do 4º colocado, George Russell, da Mercedes, não tem mais chances matemáticas de conquistarem o título de pilotos.

Faltando seis etapas para o fim do campeonato mundial de Fórmula 1 em 2025, incluindo três corridas sprints, estão em jogo 174 pontos ao longo destas seis etapas. E a distancia de Piastri para Norris é de 22 pontos. Já a distancia de Piastri para Verstappen é de 63 pontos. Por fim, a distancia de Norris para Verstappen é de 41 pontos.

Como está o campeonato mundial de construtores da Fórmula 1?

Na última etapa, o GP de Singapura, a McLaren garantiu o seu 10º título mundial de construtores. Portanto, a escuderia britânica sediada em Woking, Inglaterra, não pode ser mais alcançada com seus atuais 650 pontos. A briga, atualmente, vale a 2ª colocação no mundial de construtores.

E nesta disputa, estão Mercedes e Ferrari na linha de frente, enquanto a Red Bull corre por fora. A equipe alemã conta, atualmente, com 325 pontos, enquanto os italianos estão 27 tentos atrás, com 298 pontos. A escuderia austríaca, na 4ª posição, está apenas 8 pontos atrás da Ferrari, com 290 pontos.

Vale lembrar que é o campeonato mundial de construtores que garante o prêmio financeiro para as equipes. Portanto, quanto mais alta a posição, mais dinheiro a equipe ganha.

Informações do GP dos Estados Unidos

O GP dos Estados Unidos é disputado, desde 2012 de fora interrupta, no COTA. Entretanto, já foi disputado em diversas localizações dos Estados Unidos, incluindo o icônico Indianapolis Motor Speedway.

Porém, o Circuito das Américas, onde atualmente acontece o GP dos Estados Unidos, tem 5,513 km em uma volta única, com 20 curvas. Portanto, ao final das 56 voltas, os pilotos terão percorrido cerca de 308.405 km.

A volta mais rápida marcada num treino classificatório pertence a Valtteri Bottas, à época na Mercedes, em 2019. Sua volta foi de 1:32.029. Já a volta mais rápida anotada em corrida foi de Charles Leclerc, também em 2019, a bordo de uma Ferrari. O monegasco marcou um tempo de 1:36.069.

Falando no piloto nº 16 da Ferrari, ele é o último vencedor do GP dos Estados Unidos, realizado em 2024. Esta, até o momento, é a última vitória de Charles Leclerc na Fórmula 1. E esta corrida ainda ficou marcada por ser a última dobradinha da Ferrari na Fórmula 1 até hoje, já que Carlos Sainz (hoje em dia na Williams), garantiu a 2ª posição. O pódio ainda teve Max Verstappen na 3ª posição.

Historicamente, o maior vencedor do GP dos Estados Unidos é o britânico Lewis Hamilton, atualmente na Ferrari, com seis vitórias. E dos pilotos que estão atualmente no grid, o mais próximo do número de Hamilton é Max Vertsappen, com três vitórias. Por fim, ainda do atual grid, o único piloto que também já triunfou no GP dos Estados Unidos é Charles Leclerc, uma única vez, justamente em 2024.

E com relação aos brasileiros, apenas Ayrton Senna (1990 e 1991), Emerson Fittipaldi (1970) e Rubens Barrichello (2002) já venceram esta corrida.

Horários do GP dos Estados Unidos

Sexta-feira, 17/10/2025
– Treino Livre: 14h30
– Classificação sprint: 18h30

Sábado, 18/10/2025
– Corrida Sprint: 14h
– Classificação: 18h

Domingo, 19/10/2025
– Corrida Principal: 16h

Todos os horários são em relação ao horário de Brasília.

Onde Assistir

O final de semana do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 terá transmissão do grupo Bandeirantes de comunicação na tv aberta e fechada e pela F1 TV no streaming. Assim, o Treino Livre, a Classificação sprint e a Corrida Sprint terão transmissão do BandSports (tv fechada) e do aplicativo BandPlay. Já a Classificação e a Corrida Principal terão transmissão da Band (tv aberta) e do aplicativo BandPlay. Todas as sessões terão transmissão da F1 TV ao vivo e na íntegra.