Bayern e Dortmund empatam na 29ª rodada da Bundesliga

Kobel brilha, e Bayern e Dortmund ficam no empate em Der Klassiker eletrizante

Foto: Divulgação/Bayern de Munique

Bávaros viram com reservas, mas Aurinegros reagem e seguram o empate na Bundesliga

Não faltou emoção, especialmente no segundo tempo entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, na tarde deste sábado (12). Pela 29ª rodada da Bundesliga, os Aurinegros saíram na frente, mas os Bávaros viraram o placar com a força do banco de reservas, alcançando 16 gols — o melhor desempenho entre os suplentes na competição. No entanto, um rebote salvador garantiu o empate em 2 a 2 no Der Klassiker, disputado na Allianz Arena.

Kobel faz a diferença

Disposto a retornar sua soberania da Alemanha, o Bayern entrou em campo pensando em ampliar sua vantagem para o segundo colocado — Bayer Leverkusen, que é de seis pontos. Como era de se esperar, os Bávaros aproveitaram o apoio de sua torcida e, superando os desfalques de peso, pressionaram bastante o Dortmund.

Harry Kane quase pegou Kobel desprevenido. Ele desviou buscando o canto, mas o goleiro usou sua envergadura para salvar os visitantes. Olise e Müller se movimentaram bastante na intermediária ofensiva, criando perigo, mas o camisa 1 foi o grande nome dos aurinegros. O goleiro fez cinco defesas importantes, impedindo dos donos da casa de inaugurarem o marcador. O time de Niko Kovac conseguiu sair da pressão apenas na reta final, ganhando alguns escanteios e rondando a área adversária. Além de faltar qualidade para assustar o jovem goleiro Urbig.

Foto: Divulgação/Bayern de Munique

Bayern conta com banco, mas BVB reage

O Bayern até começou no seu campo de defesa. Porém, o Dortmund conseguiu sair em contra-ataque. Beier construiu a jogada com Brandt, que abriu com Ryerson. O lateral-direito cruzou na segunda trave e o próprio Beier estava lá para cabecear para baixo, entre as pernas de Urbig. O tento deu novo ritmo a partida, com o time da Renânia do Norte-Vestefália aparecendo mais no ataque, empurrando o rival. Guerreiro, que foi colocado para deixar o time mais ofensivo com a saída do questionado Kim, quase deixou três jogadores do Bayern em boa posição. Anton fez o desarme na hora certa, mas quase que a bola morreria dentro das redes ao encobrir Kobel. Porém, a sorte sorriu para o lado aurinegro e a redonda explodiu no travessão.

Kompany voltou a mexer no Bayern, com as entradas de Gnabry e Pavlovic. A mão do técnico surtiu efeito aos 65′. Gnabry fez ótima jogada pelo lado esquerdo, entortou a marcação e deixou para Müller, que na maior categoria, ajeitou para Guerreiro bater colocado e, assim, deixar tudo igual na lei que nunca falha: a lei do ex. Três minutos depois, jogo voltou a estar do lado dos Bávaros. Gnabry carregou até entrar na área, se livrou de três jogadores e chutou cruzado, não dando nenhuma chance a Kobel, marcando o seu quinto gol saindo do banco de reservas.

O Borussia Dortmund havia sentindo um pouco e tinha dificuldades de acertar a marcação, especialmente do lado esquerdo, justamente onde atuava Gnabry. Contudo, conseguiu buscar a igualdade graças a insistência incrível de Guirassy. O centroavante, estava cercado e perdendo o equilíbrio, e, mesmo assim, conseguiu dominar sem deixar a bola cair, com as duas pernas e emendou um voleio. Urbig fez grande defesa, mas Anton aproveitou o rebote. Com o placar em 2 a 2, o Dortmund recuou novamente, marcando de perto o Bayern e tentando fechar bem os espaços. Nesse meio-tempo, Kobel foi decisivo ao defender finalizações perigosas de Guerreiro e Harry Kane, em duas oportunidades. Por pouco os visitantes não ampliaram. Chukwuemeka arriscou de longe, mas Dier desviou e a bola passou muito perto da meta bávara.

Situação na Bundesliga

O Bayern de Munique segue no topo da tabela de classificação, com 69 pontos, mantendo a vantagem sobre o Leverkusen, que também empatou na rodada. Já o Borussia Dortmund permanece na oitava posição, com 42 pontos — três a menos que o Freiburg, última equipe dentro da zona de classificação para uma vaga europeia.

Próximos jogos para Bayern e Dortmund

Ambos os times voltarão a campo para o jogo de volta das quartas de final da Champions League. Os Aurinegros recebem o Barcelona na terça-feira (14), no Signal Iduna Park. O Dortmund foi goleado por 4 a 0 na ida e precisará vencer por cinco gols de diferença para avançar. Já os Bávaros encaram a Internazionale na quarta-feira (15), no San Siro. O Bayern também foi derrotado, mas tem uma missão menos complicada que a do rival: precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar.