agosto 11, 2025

Inglaterra vence Itália na prorrogação e está na grande final da Eurocopa 2025

Foto: Divulgação | Inglaterra

Com o resultado, as atuais campeãs do torneio aguardam o duelo entre Alemanha e Espanha para saber quem serão as adversárias na decisão

Em tarde eletrizante, a Inglaterra venceu a Itália por 2 a 1, na prorrogação, de virada, nesta terça-feira (22) e confirmou a classificação na grande final da Euro Feminina, no Stade de Genève, em Genebra, na Suíça. Michelle Agyemang, e Kelly, na segunda etapa da prorrogação, marcaram os gols das inglesas. Bonansea anotou para as italianas.

Italianas saem na frente

O jogo começou com pura emoção em Genève, as inglesas mostraram e demonstraram superioridade, pressionando a Itália na saída de bola. Do outro lado, as italianas tentavam se defender, porém, erravam alguns passes na ida para o ataque. Aos 10, Lauren James apareceu sozinha na área e finalizou de primeira após um corte parcial da defesa italiana. A goleira Giuliani fez a defesa com tranquilidade.

Em seguida, Russo ficou com a bola após disputa na área e finalizou para fora, desperdiçando uma boa chance de abrir o placar na Suíça. Aos 33, as italianas avançaram pela direita com Cantore, que tabelou com Caruso. A atacante chegou à linha de fundo e cruzou para a área. A bola passou por todo mundo e sobrou com Bonansea, que dominou e chutou forte com a perna esquerda para abrir o placar.

Na marca dos 37, a Inglaterra avançou em velocidade pela esquerda em um contra-ataque rápido. Hemp cruzou para a área, Lauren James dominou e finalizou rapidamente, mas viu a goleira Giuliani fazer outra grande defesa.

Inglesas empatam nos minutos finais

O segundo tempo começou emocionante, com a Inglaterra chegando pela primeira vez aos três, com Greenwood, que aproveitou o rebote da zaga italiana e bateu de primeira para o gol. Atrás no marcador, as inglesas seguiram na pressão e conseguiram finalizar mais uma vez com Hemp, que aproveitou um descuido da zaga italiana e finalizou nas mãos de Giuliani sem muita força.

Aos 7, as italianas conseguiram criar uma jogada em velocidade, Cantone foi lançado pela direita, invadiu a área e chutou forte, mas viu a finalização ser defendida por Hampton. Na sequência,  Caruso viu Hampton fora do gol e resolveu chutar de longe para surpreender a goleira adversária. A bola saiu pela linha de fundo. 

No minuto seguinte, a Itália chegou pela direita em contra-ataque rápido e Caruso mandou para a área. Piemonte cabeceou e mandou por cima. No ataque seguinte, Kelly, que protagonizou seu primeiro lance no jogo após sair do banco de reservas, limpou a marcação inglesa, bateu de esquerda para o gol, mas teve a finalização bloqueada.

Nos acréscimos, após cruzamento da direita, Giuliani afastou parcialmente e a bola caiu no pé de Agyemang, que  dominou e chutou para empatar o jogo e levar a partida à prorrogação.

Classificação inglesas

A primeira parte da prorrogação, a Inglaterra quase conseguiu a virada. Após cruzamento feito na área por Toone, ninguém desviou e Giuliani fez a intervenção para evitar que a bola entrasse direto no gol. Na sequência, Kelly fez uma linda jogada pelo lado direito do ataque inglês, passou por três marcadoras e finalizou com a perna esquerda, mas mandou a bola para fora.

No segundo tempo,  Kelly cobrou um escanteio pela esquerda e tentou fazer um gol olímpico. A goleira Giuliani fez uma grande defesa e evitou a pintura. Aos 11′, Agyemang foi lançada, ganhou da marcação e bateu por cobertura. Giuliani apenas olhou a bola tocar no travessão.

Em seguida, as inglesas lançam bola na área, na disputa pelo espaço, a árbitra do jogo marcou pênalti de Severini em Mead. Kelly fez a cobrança, Giuliani acertou o canto e fez a defesa, mas o próprio camisa 18 aproveitou o rebote e fez o gol da classificação inglesa.

Sequência

Com o resultado, as atuais campeãs do torneio aguardam o duelo entre Alemanha e Espanha para saber quem será a sua adversária na decisão.




Matérias relacionadas