Carrick estreia com vitória e Manchester United domina o City no clássico

Com gols de Mbeumo e Dorgu, Manchester United domina o clássico, supera o rival por 2 a 0 e celebra vitória marcante na estreia de Michael Carrick

Foto: Manchester United

Com alma de clássico e autoridade de gigante, o Manchester United fez de Old Trafford um verdadeiro caldeirão e superou o rival Manchester City por 2 a 0 neste sábado (17), pela 22ª rodada da Premier League. Empurrados pela torcida, os Red Devils dominaram o dérbi, chegaram a balançar as redes três vezes sem valer e, com gols de Mbeumo e Dorgu, celebraram uma vitória marcante na estreia do interino Michael Carrick no comando da equipe.

O triunfo do lado vermelho, também colocou fim a uma impressionante sequência invicta da equipe comandada por Pep Guardiola, que vinha de 13 partidas sem derrota na temporada 2025/26.

United sufoca, cria chances e tem dois gols anulados no dérbi

O Manchester United iniciou o dérbi em ritmo avassalador, explorando um breve apagão do City nos minutos iniciais. Logo aos três, Bruno Fernandes cobrou escanteio na medida e Harry Maguire subiu soberano na pequena área, acertando o travessão e arrancando o primeiro grito da torcida em Old Trafford. O susto fez os Citizens acordarem, que responderam com Bernardo Silva, mas o cabeceio saiu por cima do gol.

Com o passar do tempo, os Diabos Vermelhos passaram a atuar de forma mais reativa, apostando na velocidade dos contra-ataques. Em uma dessas escapadas, Bruno Fernandes cruzou com precisão para Patrick Dorgu finalizar na segunda trave, obrigando Gianluigi Donnarumma a fazer grande defesa e evitar o gol.

Aos 31, o United voltou a assustar em sequência. Primeiro, Bruno aproveitou erro na saída de bola do lado azul e rolou para Bryan Mbeumo, mas Khusanov conseguiu interceptar. Na jogada seguinte, a pressão deu resultado novamente, com recuperação no meio-campo e rápida triangulação entre Fernandes, Mbeumo e Diallo. O marfinense saiu cara a cara, driblou Donnarumma e balançou as redes, mas o lance foi invalidado por impedimento.

Aos 40 minutos, Old Trafford voltou a explodir. Bruno Fernandes recebeu lançamento de Lisandro Martínez, passou pelo goleiro, limpou Aké e empurrou para o fundo da rede. Mais uma vez, porém, a alegria durou pouco. O português estava em posição irregular, e o gol foi anulado, fechando um primeiro tempo intenso, marcado pela pressão, pelas chances criadas e pela frustração dos gols invalidados.

Foto: Manchester United

Diabos dominam e vencem

Nos últimos 45, o Manchester United manteve o ritmo sufocante e passou a ocupar de vez o campo de ataque do Manchester City. Aos 12, Amad Diallo recebeu lançamento de Patrick Dorgu, limpou a marcação com categoria e finalizou, obrigando Donnarumma a espalmar. No rebote, com o goleiro ainda no chão, Casemiro tentou a cavadinha, mas o italiano se esticou de forma impressionante e evitou o gol, mantendo os Citizens vivos no jogo.

A pressão dos Diabos Vermelhos não deu trégua. Em novo cruzamento preciso de Bruno Fernandes, Bryan Mbeumo apareceu livre na segunda trave e finalizou de primeira, mas Donnarumma voltou a brilhar com mais uma grande defesa. O goleiro, porém, não resistiu aos 20 minutos. Após contra-ataque rápido em cobrança de falta, a dupla voltou a aparecer, Bruno serviu Mbeumo, que bateu cruzado, rasteiro e certeiro para superar o italiano e fazer Old Trafford explodir.

O gol desestabilizou o lado azul, e o United foi implacável. Dez minutos depois, veio o golpe final. Patrick Dorgu aproveitou cruzamento rasteiro de Matheus Cunha e a falha de marcação de Rico Lewis para empurrar a bola para o fundo da rede e ampliar a vantagem.

Com o placar em 2 a 0, os Diabos Vermelhos passaram a controlar a partida com maturidade, administrando o resultado diante de um rival abatido. Ainda houve tempo para o terceiro, em jogada de Matheus Cunha para Mason Mount, mas o lance foi anulado por impedimento. Nada que diminuísse a festa: ao apito final, o Manchester United confirmou uma vitória dominante no dérbi e voltaram a somar pontos na Premier League após uma sequência de empates.

Foto: Manchester United

De olho na tabela

Com a vitória, o Manchester United encerrou uma sequência de três rodadas sem vencer, chegou aos 35 pontos e entrou no G-4 da Premier League, empatando com o Liverpool, que aparece na quinta colocação, mas ainda tem jogo a disputar. Do outro lado, o Manchester City ampliou o momento negativo, alcançou o quarto jogo seguido sem vitória e pode ver o Arsenal disparar na liderança.

Sequência

O Manchester United volta aos gramados para encarar o Arsenal, no domingo (25), às 13h30 (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres (ING), pela 23ª rodada da Premier League. Já o Manchester City encara o Bodø/Glimt, na terça-feira (20), Aspmyra Stadion, em Bodø (NOR), pela sétima rodada de fase de liga da Champions League.