Corinthians quebra tabu contra o Cruzeiro no Mineirão e abre vantagem na Copa do Brasil

Timão volta a vencer no estádio após 11 anos e leva para a volta a vantagem do empate enquanto o Cruzeiro precisa reverter em São Paulo

Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

O Corinthians voltou a vencer o Cruzeiro no Mineirão após 11 anos e largou na frente pela vaga na final da Copa do Brasil. Na sétima eliminatória entre as equipes no torneio o Timão foi mais competitivo no estádio lotado e triunfou por 1 a 0 com gol de Memphis Depay no primeiro tempo. O resultado dá ao time paulista a vantagem do empate no jogo da volta enquanto o Cruzeiro precisa vencer por dois gols para avançar. Caso triunfe por apenas um a decisão irá para os pênaltis.

Equilibrio, boas chances e abertura do placar

O início da primeira etapa foi muito brigado. As duas equipes trabalharam bem a bola e criaram boas chances. A primeira oportunidade perigosa foi do Corinthians aos cinco minutos, depois de uma boa troca de passes. Bidu invadiu a área e finalizou firme, mas Fabrício Bruno mandou para escanteio. Na cobrança, Memphis mandou fechada e Matheuzinho cabeceou, porém Cássio fez uma linda defesa.

Siga a ORB Sports no Instagram clicando aqui

O Cabuloso respondeu aos nove minutos. Kaio Jorge deu um lindo chapéu em André Ramalho e bateu firme, mas a bola desviou em Matheus Bidu e ficou tranquila para Hugo. O Cruzeiro seguiu no ataque. Bidu tentou sair jogando e a bola sobrou para Matheus Pereira, que finalizou forte e obrigou Hugo a fazer a defesa. O Timão voltou a assustar aos doze minutos. Fabrício Bruno tentou sair jogando e errou o passe. Martínez recuperou e achou Memphis. O camisa 10 cortou a marcação e finalizou de fora da área, mas a bola saiu por cima do gol de Cássio.

O Cruzeiro teve outra boa chance com Lucas Silva tocou para Christian, que girou bem e finalizou de fora da área, mas a zaga corintiana bloqueou. O Corinthians abriu o placar aos 21 minutos. Após um contra-ataque bem puxado, Carrilo lançou para a área. Yuri Alberto subiu mais alto que a defesa celeste e ajeitou para Memphis, que completou de cabeça para o fundo das redes. O Cabuloso voltou a chegar aos 29 minutos. Romero tocou para Christian, que cruzou rasteiro para o meio da área, mas Hugo saiu bem e ficou com a bola.

Imagem
Foto: Wanderson Oliveira/PXIMAGES/Copa do Brasil

Retranca, corrida pelo empate e defesas trabalhando

A segunda etapa começou com o Cruzeiro pressionando. Logo no primeiro minuto, William levantou a bola para Arroyo. O atacante ganhou da defesa pelo alto e cabeceou firme, mas Hugo fez defesa segura. A Raposa manteve o ritmo ofensivo e ganhou um escanteio. Na cobrança, William tocou curto para Matheus Pereira. O camisa 10 fez um levantamento a meia altura. A bola quicou diante de Kaio Jorge e escapou, permitindo o corte da zaga.

O Corinthians respondeu aos seis minutos. Matheuzinho lançou em profundidade para Carrilo, que cruzou na área. Yuri Alberto ganhou pelo alto, porém a bola saiu por cima do gol defendido por Cássio. O Cruzeiro voltou ao ataque na sequência. Matheus Pereira tabelou com Christian e o camisa 88 levantou na área. Gustavo Henrique afastou para a linha de fundo. Na cobrança seguinte, Matheus Pereira cruzou novamente e Gustavo Henrique tirou de cabeça. A bola ficou com Arroyo, que colocou de novo na área. O desvio em Bidu obrigou Hugo Souza a uma linda defesa no reflexo.

Siga a ORB Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

Aos 21′, o árbitro marcou falta para o Cruzeiro. William fez a cobrança e Matheuzinho afastou. A bola passou com muito perigo em frente ao gol de Hugo. A partida ficou mais estudada na sequência, com poucas oportunidades claras. O Corinthians voltou a assustar aos 39′. Vitinho recebeu pela esquerda, aplicou uma linda caneta em Fabrício Bruno, invadiu a área e finalizou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O Cruzeiro ainda teve duas boas chances na reta final, ambas afastadas pela defesa corintiana. Já nos acréscimos, Garro fez falta em Matheus Pereira. O camisa 10 cobrou ensaiado com William, que levantou para Fabrício Bruno. O zagueiro tentou finalizar, mas mandou a bola muito alta.

Jogo de volta

A partida de volta da semifinal está marcada para o próximo domingo (14), às 18h (horário de Brasília). O jogo será na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo.