Aprovado na terça-feira (19) pelo Conselho Deliberativo do Flamengo, o patrocínio máster da Betano, no valor anual de R$ 250 milhões até o fim de 2028, coloca o clube carioca em um novo patamar. Com o maior contrato de patrocínio da história do futebol brasileiro, o Rubro-Negro não apenas desperta a inveja dos adversários, como também alcança um nível até então inatingível para os clubes do Brasil.
Esse feito histórico posiciona o Flamengo lado a lado com algumas das maiores potências do futebol internacional, em especial os gigantes europeus. Mais do que um marco para o clube, o acordo reforça o papel do Flamengo como representante brasileiro no cenário global e evidencia a crescente relevância do mercado nacional no mundo esportivo.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Fortalecimento e valorização
Os contratos de patrocínio representam uma das principais fontes de receita para os clubes de futebol. Além de assegurar finanças saudavéis e viabilizar investimentos em infraestrutura, marketing E categorias de base. Esses acordos ampliam a capacidade competitiva das equipes em nível global, reduzindo disparidades dentro e fora de campo.
No caso do Flamengo, o recente acordo com a Betano, consolidou a posição do Rubro-Negro como referência no mercado esportivo e o insere no ranking mundial de patrocínios, ao lado das maiores do futebol europeu.
A seguir, destacamos alguns exemplos de valores internacionais em euro e a posição do time carioca nesse cenário.
- Real Madrid – £ 70 milhões
- Paris Sain´t Germain – £ 57,5 milhões
- Barcelona – £ 57,5 milhões
- Manchester City – £ 55 milhões
- Manchester United – £ 55 milhões
- Liverpool – £ 53,5 milhões
- Juventus – £ 51 milhões
- Bayern de Munique – £ 50 milhões
- Arsenal – £ 45 milhões
- Flamengo – £ 43 milhões
Flamengo mira Real Madrid
Nos últimos 12 anos, o Flamengo firmou acordos com cinco patrocinadores máster: Caixa Econômica Federal, Banco BS2, Sportsbet.io, Banco BRB e Betano. Os valores envolvidos em cada um desses contratos refletem não apenas a crescente valorização da marca Rubro-Negra, mas também demonstram a qualidade administrativa.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
Prova disso, é que em pouco mais de uma década, o clube saiu de cifras modestas para alcançar patamares que o colocam entre os maiores do mundo em receitas. Em entrevista, o presidente Bap comentou sobre o patrocínio e destacou que tem como referência o modelo do Real Madrid, ressaltando as semelhanças entre os dois clubes.
“Tem que ter muita admiração pelo Real Madrid. Num mundo das SAFs, o Real não é SAF, é um clube como o Flamengo. Não tem dono, como o Flamengo não tem. E temos que reconhecer que é o clube mais vencedor da história do futebol mundial. Em quem mais poderíamos nos espelhar?“
O mandatário Rubro-Negro afirmou que o clube tem como ambição se tornar o “Real Madrid das Américas”. Segundo ele, essa comparação não é fruto de soberba, mas sim um reconhecimento ao que os espanhóis construíram ao longo da história. Embora reconheça que o Real vive uma realidade comercial e financeira distinta, destacou que o Flamengo já está dando passos importantes no Brasil e na região em que está inserido.
Na sequência, Bap ressaltou que o mundo passa por mudanças constantes e projetou o futuro do clube: “Quem sabe daqui a 10 anos onde nós estaremos?”. Para concluir, afirmou que sonhar grande ou pequeno custa o mesmo e, por isso, defendeu que o Flamengo mire alto: “vamos mirar na lua, porque, se errarmos, estaremos nas estrelas”.