Goleiro belga elogia o Tricolor antes mesmo da semifinal do Mundial, e declarações acendem um sinal curioso
Thibaut Courtois, goleiro do Real Madrid, poderia ter falado sobre qualquer coisa após vencer o Borussia Dortmund. Poderia ter enaltecido seus companheiros, focado no próximo duelo contra o PSG ou simplesmente saído de fininho. Mas escolheu falar do Fluminense. E não foi uma menção protocolar. Chamou o time carioca de “grande equipe” e disse que “o nível é perceptível”. Foi direto. E foi simpático. Até demais.
“É uma grande equipe, que está se saindo muito bem com muitos times.Acho que o nível é perceptível. É um Mundial muito bom e (o Fluminense) é uma grande equipe”, elogiou Courtois.
Num cenário onde europeus costumam tratar clubes sul-americanos como sparrings de luxo, esse tipo de reconhecimento escancara algo que muitos fingem não ver: o Real sabe que o Fluminense pode dar trabalho. E não é pouco.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
Fluminense chamou a atenção do gigante
Quando um dos melhores goleiros do mundo se dá ao trabalho de elogiar publicamente um adversário que nem sequer está confirmado na final, alguma coisa mudou no radar do vestiário espanhol. Courtois não está ali para ser simpático. Ele joga para ganhar. E se ele abre espaço para esse tipo de declaração, é porque a comissão técnica do Real já andou assistindo aos jogos do Fluminense.
Entre a política e o medo
Claro que tem um pouco de diplomacia no que Courtois disse. Mas nem só de cortesia vive uma entrevista pós-jogo. Ainda mais num Real Madrid. O tom respeitoso denuncia algo maior: a percepção de que o Fluminense, mesmo com menos grife, entrou na roda dos temidos. O tipo de time que, se você vacilar, faz o estrago e ainda samba por cima.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Final antecipada no discurso?
Courtois talvez tenha tentado ser gentil, mas acabou deixando escapar uma espécie de prenúncio. Afinal, ninguém gasta saliva com quem não leva a sério. O Fluminense está do outro lado da chave, ainda tem o Chelsea pela frente. Mas já vive de graça na cabeça do goleiro merengue.