Foto: Lucas Bubols/Cruzeiro
Decisão envolve erros em Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras; nova fase de treinamentos começa no dia 14 no Rio
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (8) o afastamento das equipes de arbitragem envolvidas nas partidas Internacional 3 a 0 Cruzeiro e Sport 1 a 2 Palmeiras, ambas válidas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada após análise da Comissão de Arbitragem, que identificou erros nas atuações dos árbitros e no uso do VAR.
No jogo disputado no Beira-Rio, em Porto Alegre, o árbitro Marcelo de Lima Henrique foi criticado pela expulsão de Jonathan Jesus, do Cruzeiro. O lance aconteceu quando o placar ainda marcava 0 a 0. Já na Ilha do Retiro, em Recife, Bruno Arleu de Araújo marcou um pênalti polêmico a favor do Palmeiras, que garantiu a vitória com essa decisão.
As equipes afastadas incluem os auxiliares e operadores de VAR das duas partidas. Em Sport x Palmeiras, trabalharam os auxiliares Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha. O comando do VAR ficou com Rodrigo Nunes de Sá. Em Internacional x Cruzeiro, os assistentes foram Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa, com Daiane Muniz no VAR.
De acordo com a Comissão de Arbitragem, os afastamentos seguiram recomendação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI). O comitê apontou falhas técnicas nas decisões tomadas. Por isso, Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão, decidiu retirar os árbitros para que recebam nova orientação.
“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos”, afirmou Cintra.
CBF fará treinamento para arbitragem
A partir do dia 14 de abril, os árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro participarão de um período de treinamentos presenciais no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro. A atividade faz parte do projeto de profissionalização da arbitragem lançado pela CBF em fevereiro deste ano.
Segundo a entidade, o treinamento incluirá simulações de jogo com jogadores das categorias de base do futebol carioca. A CBF vai instalar a estrutura do VAR no campo do CAER para realizar testes práticos com foco na padronização das decisões.
“Tudo que nós passamos para os árbitros nas últimas semanas, em teoria, em aulas online, teremos tudo isso na prática, para fazermos a especificidade, o alinhamento da teoria com a prática”, explicou Cintra.
O coordenador do CEAB, Alício Pena Junior, destacou a importância da preparação em campo como parte do processo de profissionalização da categoria. “Como ex-árbitro de futebol, a gente entende que esse trabalho no campo é fundamental, como técnica de corrida, para o árbitro buscar posicionamentos, ângulos e decidir corretamente. Eles estarão treinando com jogadas realmente efetivas”, declarou.
A CBF não informou o prazo de afastamento das equipes de arbitragem, mas indicou que os profissionais poderão retornar após a conclusão do novo ciclo de treinamentos. O Campeonato Brasileiro segue com a terceira rodada marcada para o próximo fim de semana.