agosto 11, 2025

Brasil vence Bulgária e garante vaga na fase final da VNL

Brasil vence Bulgária, garante vaga na fase final da VNL e lidera classificação
Foto: Divulgação/VNL

Seleção conquista oitava vitória em nove jogos e carimba passagem para a decisão na Polônia

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei está garantida na fase final da Liga das Nações 2025 (VNL). A vaga veio após a vitória por 3 sets a 1 sobre a Bulgária (25/21, 27/29, 25/10, 25/19), na madrugada desta quarta-feira (9), na cidade de Chiba, no Japão. Foi o primeiro dos quatro compromissos da equipe nesta última semana da fase classificatória.

Com oito vitórias em nove jogos e 23 pontos somados, o Brasil assegurou a classificação de forma antecipada e tornou-se a primeira equipe, além da anfitriã Polônia, a carimbar presença entre os oito finalistas. A decisão está marcada para os dias 23 a 27 de julho, em Lódz, na Polônia.

Brasil reage após susto e confirma bom momento

O time comandado por José Roberto Guimarães começou bem e venceu o primeiro set com vantagem confortável. No segundo, chegou a abrir 24 a 20, mas perdeu o controle e sofreu a virada, o que deu fôlego às adversárias. Contudo, a reação veio no terceiro set, com domínio absoluto e placar elástico. No quarto, o Brasil retomou o ritmo e fechou a partida sem sustos.

Com o resultado, a Seleção ultrapassou a Itália e aparece em segundo lugar, com 23 pontos. A campanha sólida também deixou a equipe fora do alcance da República Tcheca, que tem apenas quatro vitórias e dez pontos, e pode somar no máximo 22 até o fim da fase classificatória.

Rosamaria estreia como titular e lidera pontuação

A oposta Rosamaria foi titular pela primeira vez nesta edição da VNL e terminou como maior pontuadora do Brasil, com 18 pontos, sendo 17 de ataque e um de bloqueio. Julia Bergmann marcou 15, enquanto a central Julia Kudiess, que entrou durante o jogo, teve atuação de destaque: foram 11 pontos, com cinco bloqueios, cinco ataques e um ace.

“O time da Bulgária é muito forte, com ótimas bloqueadoras e atacantes, e imaginávamos que o jogo poderia ser da maneira que foi. Tivemos paciência nos momentos importantes e conseguimos pontuar em momentos decisivos com o nosso saque. Estou feliz com essa vitória e agora queremos seguir crescendo para as finais”, avaliou Rosamaria.

Próximos jogos em Chiba

Com a vaga garantida, o Brasil ainda tem três partidas pela frente na cidade japonesa. Na quinta-feira (11), enfrenta a França às 3h30 (horário de Brasília). Depois, encara a Polônia na sexta (12), às 7h20, e fecha a participação na fase preliminar contra o Japão no domingo (14), no mesmo horário.

By Izabelle França

Jornalista com olhar voltado ao esporte em suas múltiplas formas e à cena internacional. Cinéfila por paixão, interessa-se por histórias que conectam pessoas, culturas e contextos.

Matérias relacionadas