Arthur Elias roda o elenco, vê time eficiente nas ações ofensivas e firme na liderança do grupo
Mesmo já classificado, o Brasil entrou em campo com seriedade. Na noite desta terça-feira (22), no Estádio Chillogallo, em Quito, a Seleção venceu o Paraguai por 4 a 1, em duelo válido pela quarta rodada da Copa América Feminina, e manteve os 100% de aproveitamento no Grupo B. Foi uma atuação segura, construída com bola parada eficiente, boas jogadas pelo lado esquerdo com a Rainha Marta e um golaço de Duda Sampaio. Houve espaço até para o erro, com uma desatenção que custou o fim da longa sequência sem sofrer gols na competição.
Do outro lado, o Paraguai teve lampejos. Claudia Martínez, eixou sua marca e tentou dar fôlego ao ataque. Só que foi pouco diante de uma equipe que já soma 12 gols em quatro partidas e caminha com passos firmes rumo ao nono título continental.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
Seleção é eficiente na bola parada
A Seleção Brasileira, praticamente, controlou todas as ações ofensivas durante o primeiro tempo. Contudo, mesmo com mais volume de jogo, a equipe verde e amarela não conseguia criar uma grande oportunidade. Do outro lado, as Albirrojas não tinham pressa e jogavam por uma bola, mas, vez ou outra, subiam a linha de marcação.
Mesmo assim, o Brasil seguia incomodando as paraguaias, marcando presença ofensiva e, numa dessas chegadas, Gio sofreu falta de Fiorela Martínez. A bola parada logo se mostrou útil para a Seleção. Yasmim cobrou a falta direto para o gol, a redonda fez a curva, e Belotto nada pôde fazer para evitar o tento. A lateral estava com o pé equilibrado e, junto à falha de marcação do Paraguai, a camisa 6 ampliou a vantagem.

Expulsão, gols e fim de marca
Com o placar definido, Arthur Elias mexeu no time, tirando Yasmim e Kerolin e colocando Fátima Dutra e Angelina em seus respectivos lugares. Não deu tempo nem do jogo esquentar para o Paraguai tentar surpreender. Claudia Martínez fez boa jogada individual e bateu firme, mas Lorena fez ótima defesa. Quando subiu para o ataque, Marta tentou jogar pelo lado esquerdo e acabou sendo agarrada por Arrieta, que foi expulsa ao receber o segundo amarelo.
Aliás, a Rainha deu mais canseira por aquele setor. A capitã deu belíssimo passe para Fátima Dutra cruzar. A defesa se complicou ao cortar e quase marcou contra, se não fosse Belotto. A pressão da Seleção Brasileira seguiu, e não demorou para sair o terceiro, após Amanda Gutierres aproveitar passe de Angelina para bater cruzado.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
O que parecia perfeito e esperado mudou de tom com uma desatenção que custou caro. Mariza recuou mal, Isa Haas também errou, e a jovem Claudia Martínez, que não tinha nada com isso, acelerou, deixou a zagueira do Cruzeiro para trás e diminuiu a diferença. De quebra, ampliou sua vantagem na artilharia para cinco gols e encerrou uma longa sequência: a Seleção sofreu um gol na Copa América depois de dez jogos, sendo o último em 2018.

Tal fato não impediu Arthur Elias de seguir mexendo e dando espaço para mais jogadoras, como Dudinha e Jhonson. Por ser favorito, era de se esperar que o comandante da Canarinho fizesse várias alterações — e assim foi durante o segundo tempo. No entanto, as Albirrojas tentaram ameaçar novamente com Martínez, e Lorena evitou o segundo gol das adversárias. Por outro lado, o Brasil respondeu rapidamente. Angelina encontrou Duda Sampaio na quina da área. A meia matou no meio e, na maior categoria, não deixou a bola cair no chão, sem dar nenhuma chance para a goleira. O time seguiu buscando o ataque, mas com o passar do tempo acabou administrando a boa vantagem.
Brasil confirma vaga antecipada
Com a vitória, a Seleção Brasileira confirmou a vaga para a próxima fase com duas rodadas de antecedência, chegando a nove pontos e mantendo 100% de aproveitamento no Grupo B. Já o Paraguai aparece em quarto lugar, somando apenas três.
O que vem por aí
Na última rodada, o Brasil medirá forças com a Colômbia, principal adversária na competição, nesta sexta-feira (25), às 21h (de Brasília), no Estadio Banco Guayaquil. Por sua vez, as Albirrojas disputarão a vaga para a próxima fase contra a Venezuela, no mesmo dia e horário, no Chillogallo.