agosto 11, 2025

Brasil estreia com vitória sobre a Venezuela na Copa América em Quito

Brasil estreia com vitória sobre a Venezuela na Copa América em Quito
Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Seleção Brasileira supera desafios da altitude, soma os primeiros três pontos e marca o 51º gol no confronto

Chillogallo presenciou a estreia vitoriosa do Brasil sobre a Venezuela na noite fria de Quito, no Equador, neste domingo (13). A Seleção Brasileira enfrentou dificuldades ao encarar sua clássica rival, a 1.850 m acima do nível do mar. O time de Arthur Elias contou com os gols de Amanda Gutierres e Duda Sampaio para vencer por 2 a 0, em válido pela primeira rodada da Copa América Feminina.

A Venezuela, que estava há mais tempo no Equador, demonstrou melhor adaptação ao clima e à altitude, e apostou numa estratégia defensiva bem organizada sob o comando de Ricardo Belli. O Brasil, apesar da superioridade técnica, teve uma atuação mais truncada, com forte marcação adversária e poucas chances claras, especialmente no primeiro tempo.

Como foi o jogo

O início do jogo foi rachado, com marcações fortes sobre o Brasil, que teve dificuldades para finalizar as jogadas. Aos 23 minutos, a Venezuela respondeu. Dayana Rodríguez avançou em direção à grande área brasileira e finalizou o lance, mas a bola subiu demais e passou por cima do travessão. Em seguida, Isa Haas fez um passe que rasgou a defesa e encontrou Gio, que avançou livre pela direita da grande área. Com um toque preciso, ela rolou para Amanda Gutierres, que completou para o gol e abriu o placar.

A partida seguiu no mesmo ritmo no segundo tempo. A Seleção Brasileira persistiu, porém, sem sucesso, sendo frequentemente marcada por impedimentos. Aos 41 minutos, a volante Angelina acionou defesa, que repôs para Gio, que ganhou fôlego e fez um cabeceamento assertivo para Duda Sampaio, que ampliou a vantagem.

Duda fala da necessidade de melhoria no Brasil

Duda Sampaio celebrou o resultado, mas também fez questão de destacar os pontos que a equipe ainda precisa ajustar para a sequência da competição.

“Tô muito feliz pela vitória, com certeza. Foi um jogo muito difícil. A gente sabe da dificuldade que são as competições sul-americanas. A gente vinha fazendo grandes jogos contra seleções europeias, e aqui não vai ser diferente… só muda o lugar. A qualidade das equipes tem aumentado muito também, e isso é muito bom pro nosso futebol”, ressaltou a meia.

A camisa 5 também reconheceu que a Seleção pode render mais nos próximos compromissos e celebrou o gol marcado no retorno com a camisa do Brasil.

“Acho que a gente deixou um pouquinho a desejar, mas podemos trabalhar isso nos próximos dias, que têm jogos bem rápidos. Para mim, é emocionante. Faz muito tempo que eu não faço gol pela Seleção, e poder fazer hoje, na estreia, para dar mais tranquilidade ao jogo, porque 1 a 0 é um placar muito perigoso, é só agradecer a Deus por esse momento e a todas as minhas companheiras que fizeram esse grande jogo. Agora é bola para frente, que a gente já tem o próximo jogo aí”, concluiu.

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Este foi o 10° encontro entre as duas seleções na Copa América, que soma o total de 51 gols pela Seleção Brasileira e apenas dois da Venezuela.

Tabela

Com a vitória, o Brasil conquistou os três pontos e aparece na vice-liderança do grupo B, atrás apenas do Paraguai, que lidera pelo saldo de gols. Já a Vinotinto ocupa a quarta posição, ainda sem pontuar.

Próximo jogos

O Brasil enfrentará a Bolívia em Chillogallo, na quarta-feira (16), às 18h (horário de Brasília). No mesmo dia, às 21h, também pelo horário de Brasília, a Venezuela encara a Colômbia, no mesmo estádio.

By Rosana Bomfim

Redatora, onde unir paixão por esportes e amor pela escrita virou rotina. Se tem jogo ou curiosidade, pode apostar que estarei pronta para passar a informação com apuração. Pode até não parecer, mas eu pratico esportes todos os dias — só que do meu jeito: acompanhando cada lance, resultado e bastidor, e transformando tudo isso em notícia.

Matérias relacionadas