Brasil brilha, vence Chile e assume vice-liderança na penúltima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo

No grande Maracanã, Estêvão fez seu primeiro gol pela Seleção de bicicleta; Paquetá retorna com gol após dez meses sem jogar, por fim, Bruno Guimarães fecha a conta

Em noite de arrepiar, o Brasil lutou, mas venceu o Chile por 3 a 0, nesta quinta-feira (4), no Maracanã lotado, pela 17ª e penúltima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão de bicicleta, Paquetá, de volta após dez meses e Bruno Guimarães fechou a conta para a seleção canarinha.

Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

Brasil abre com Estevão de bicicletinha

Diante de um Maracanã lotado, o Brasil começou com o pé direito, pressionando o Chile. Aos cinco, Raphinha levanta a bola na área chilena, Casemiro desvia de cabeça e manda para as redes, mas o lance é anulado por impedimento.

Com a equipe canarinha mantendo mais de 60% de posse de bola, a partida seguiu em um eterno ataque contra defesa, porém a equipe da casa encontrava dificuldades para invadir a área adversária. 

Aos 37,em jogada bem trabalhada, João Pedro entregou para Douglas Santos, que deixou Raphinha em condições de finalizar para defesa do goleiro Vigouroux. Na sobra, o futuro da seleção, Estêvão, emendou de bicicleta e abriu o placar no Maracanã.  Na sequência, Martinelli recebeu na ponta esquerda, deu um lindo drible na marcação e chutou rasteiro. A bola sai perto da trave direita, com muito perigo.

A equipe Chilena, por sua vez, escapou de ficar com um a menos, já que na marca dos 44, Maripán chegou a levar o cartão vermelho por uma chegada em Wesley. Após análise no VAR, porém, o árbitro reverteu a decisão para amarelo. Sem mudanças, o Brasil foi para o intervalo com a vantagem mínima.

Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui

Mudanças surtem efeito

Durante o intervalo ocorreu uma homenagem aos grandes campeões mundiais, e ao retornar ao gramado, o Brasil fez valer as cinco estrelas. Ao recomeço da partida, o comandante Carlo Ancelotti com seu olhar minucioso decidiu por mudanças, chamando Andrey Santos, Lucas Paquetá e Luiz Henrique para responsabilidade.

E com menos de cinquenta segundos em campo, Lucas Paquetá fez valer a confiança dada e deixou o dele. Aos 27, após jogada de Luiz Henrique, que driblou a zaga inteira do Chile antes de cruzar com cavadinha da esquerda. Paquetá em cima da linha, só completou de cabeça e ampliou.

Três minutos depois, após bela triangulação, Luiz Henrique fintou o zagueiro, acertou o travessão e, no rebote, Bruno Guimarães apenas empurrou para o gol vazio e fechou a goleada brasileira.

Mas, e como fica?

Com a vitória, a Seleção Brasileira segue invicta sob o comando de Ancelotti, tendo dois triunfos consecutivos e um empate, assume a segunda posição da tabela, com 28 pontos, ficando atrás apenas da líder disparada Argentina. Já o Chile, eliminado e na lanterna, com apenas 10 pontos, dá adeus ao qualificatório.

Sequência

O Brasil, já classificado, volta a campo na terça-feira (9), às 20h30, quando visita a Bolívia, em El Alto. No mesmo dia e horário, o Chile enfrenta o Uruguai.