Recopando 1930: Brasil conquista sua primeira vitória em Copas do Mundo

Diante de mais de 25 mil torcedores, Brasil goleia a Bolívia por 4x0

Foto: Divulgação/AUF

Entrando em campo já eliminado, o Brasil enfrentou a também eliminada Bolívia no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela segunda e última rodada da Copa do Mundo de 1930, disputada na segunda-feira (21) de julho. Mesmo fora da briga, a Seleção Brasileira encerrou sua participação com vitória por 4 a 0, com dois gols de Preguinho e dois de Moderato, divididos entre o primeiro e o segundo tempo.

Ingresso da partida realizada no Estádio Centenário, Montevidéu. Foto: Divulgação/Fifa Museum

Chefiado por Thomas Balway, árbitro francês, o Brasil com seu futebol impositivo e ofensivo, fez valer seu mando de campo diante dos vizinhos bolivianos. No Centenário, diante de 25.466 espectadores, Moderato, atacante do Flamengo, abriu o placar aos 37 minutos da etapa inicial, dando início à sequência de gols na capital uruguaia.

Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui

Escalação Inicial da Seleção Brasileira diante da Bolívia, no dia 21 de julho de 1930. Foto: Divulgação/CBF

Com o primeiro tempo encerrado, o escrete canarinho não diminuiu a postura e continuou pressionando e equipe chefiada por Ulises Saucedo, que mesmo sendo técnico da seleção eliminada pela Iugoslávia, também apitou Argentina X México na mesma competição.

Na metade do segundo tempo, Preguinho, autor do primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo, marcou aos 22 minutos e ampliou a vantagem, trazendo mais tranquilidade aos torcedores brasileiros presentes no estádio e aos que acompanhavam à distância.

A felicidade só estava aumentando para a Seleção, quando Moderato aproveitou o embalo ofensivo para aos 28 minutos ampliar o marcador, sem qualquer chance de defesa para Jésus Bermudez. Aquela altura, grande parte das seleções já teria diminuído o ritmo e ter conservado os jogadores; porém dadas as circunstâncias, o Brasil poderia manter o ritmo intenso e sufocante do primeiro tempo.

Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

Dez minutos depois, Preguinho seria responsável por fechar a conta aos 38 minutos e se tornar o artilheiro dos precursores da canário em Copas do Mundo e enfim abrir o apetite para grandes conquistas que estariam por vir em anos seguintes.