No duelo de tricolores no Morumbis, quem pintou o jogo foi o de branco, vermelho e preto. O São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (11), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e assumiu a liderança da competição. O placar poderia ter sido mais elástico diante do volume ofensivo e da vantagem numérica na segunda etapa, mas o essencial foi feito: três pontos, invencibilidade ampliada para cinco jogos e topo da tabela pelo saldo de gols.
Com sete pontos, os mesmos do Bahia, o Tricolor Paulista leva vantagem no saldo e aparece na primeira colocação. O time gaúcho estaciona nos três pontos e ocupa a 12ª posição.
Siga a ORB SPORTS no Instagram clicando aqui
Pênalti, pressão e vantagem construída
O início foi disputado no meio-campo, mas rapidamente o São Paulo passou a ocupar o campo ofensivo com troca de passes curtas e aproximações entre Lucas, Marcos Antônio e Calleri. O Grêmio tentou responder em transições, mas encontrou dificuldades para concluir as jogadas.
A primeira grande chance veio em cabeçada de Marcos Antônio defendida por Weverton após cruzamento de Enzo Díaz. Pouco depois, o lance decisivo da etapa inicial. Danielzinho foi lançado, a bola quicou e Weverton impediu sua passagem dentro da área. Pênalti marcado e cartão amarelo para o goleiro.
Na cobrança, Lucas Moura bateu rasteiro. Weverton ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. A partir daí, o São Paulo aumentou a pressão, empilhou escanteios e chegou a marcar com Calleri, mas o lance foi anulado por impedimento. Antes do intervalo, Luciano ainda desperdiçou boa oportunidade após erro defensivo.
Expulsão muda o cenári, Calleri amplia e liderança é confirmada
O segundo tempo começou com um golpe para o Grêmio. Wagner Leonardo recebeu o segundo cartão amarelo por segurar Calleri em contra-ataque e foi expulso. A decisão foi revisada no VAR e mantida. Com um jogador a mais, o São Paulo encontrou mais espaços.
Aos 12 minutos, Lucas Ramon roubou a bola no campo defensivo, iniciou o contra-ataque e participou da construção que terminou nos pés de Calleri, que finalizou de dentro da pequena área para fazer 2 a 0. Ainda houve novo pênalti a favor do time da casa após Enzo Díaz ser derrubado, mas Luciano parou em defesa de Weverton. Mesmo assim, o domínio seguiu evidente. Danielzinho arriscou de fora, Luciano cabeceou com perigo e Rafael praticamente não foi exigido até os minutos finais.
Próximos jogos
O foco agora se divide entre as competições estaduais. O Grêmio entra em campo no sábado (14), às 16h (de Brasília), contra o Juventude, na Arena, pela semifinal do Campeonato Gaúcho. Já o São Paulo joga no domingo, pela última rodada do Paulistão, diante da Ponte Preta, às 20h30 (de Brasília), no Moisés Lucarelli.
Siga a ORB SPORTS no X (antigo Twitter) clicando aqui

