Cruzeiro sofre virada do Coritiba no Mineirão e aumenta pressão sobre Tite

Equipe celeste abre o placar com Matheus Pereira, cai de rendimento no segundo tempo e amarga nova derrota no Brasileirão

Foto: Gustavo Alexio/ Cruzeiro

Depois de sair na frente no Mineirão, o Cruzeiro foi derrotado pelo Coritiba para frustração da torcida celeste. Matheus Pereira abriu o placar aos 19 minutos, mas a insatisfação aumentou com o empate de Joaquín Lavega, aos 45, e a virada de Breno Lopes, aos 53, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão 2026.

Apitada por Bruno Arleu de Araújo, a partida começou com o Cruzeiro tomando a iniciativa e tentando impor o mando de campo, em busca não só da recuperação no campeonato, mas também da confiança do torcedor diante do trabalho de Tite, que vive período de oscilações. Do lado do Coxa, Fernando Seabra, ex-treinador do próprio time estrelado, não contou com Josué, expulso na partida contra o Red Bull Bragantino, e os visitantes sofreram com sua ausência.

Inicialmente, o time teve muitas dificuldades de criação e em certo ponto desistiu de jogar devido a tamanha quantidade de chances que o Cruzeiro criou, empurrando o time paranaense de volta para seu campo de defesa. Tal fato comprometeu o desempenho do time do Bairro Alto da Glória, em Curitiba.

Com mais imposição física e técnica, Matheus Pereira aproveitou o bom momento da Raposa para abrir o placar aos 19 minutos. O camisa 10 aproveitou o rebote da defesa na entrada da área para colocar no fundo da rede.

Atrás no placar, o Coritiba precisou se expor mais, principalmente para continuar sonhando com a primeira vitória no Brasileiro. Contudo, seguiu com problemas ofensivos, chegando pouco ao gol defendido por Cássio, principalmente nas jogadas de aproximação.

Mesmo em vantagem, o Cruzeiro manteve postura ofensiva em alguns momentos, com liberdade até para zagueiros como Fabrício Bruno atacarem os espaços deixados pelo adversário. Ainda sem ter finalizado no alvo, o Coritiba chegou ao empate quando Sebastián Gómez lançou pela esquerda e Joaquín Lavega apenas escorou para o gol.

Virada aumenta pressão sobre Tite

Após o intervalo, o time paranaense voltou com outra postura. Passou a ocupar mais o campo ofensivo e, apesar de breve domínio cruzeirense, Lucas Ronier encontrou Breno Lopes em profundidade. Cara a cara com Cássio, o camisa 77 limpou o goleiro e virou o jogo.

Diante de uma nova postura, o Coritiba passou a ter mais oportunidades e rondar mais área do Coritiba. Apesar de um breve domínio do Cruzeiro, Lucas Ronier acha uma bola em profundidade para Breno Lopes. Cara a cara com o goleiro Cássio, o camisa 77 apenas precisou limpá-lo da jogada e completar a jogada com o pé direito, virando o jogo para 2 a 1.

O Cabuloso até tentou reagir, criando boas chances com Gerson, Kaio Jorge e Matheus Pereira, mas não conseguiu o empate. O resultado deu ao Coritiba sua primeira vitória na competição.

Com isso, o Coxa chegou aos três pontos e assumiu a 11ª posição, encerrando um jejum de quase 22 anos sem vencer o Cruzeiro em solo mineiro, quando aplicou 3 a 0 no Mineirão. Já o time celeste terminou a noite na lanterna, com saldo negativo de cinco gols.

Gerson é a segunda contratação mais cara do futebol brasileiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

A sequência do empate seguido da virada fez a torcida explodir nas arquibancadas. No gol de Breno Lopes, os protestos se intensificaram, com pedidos pela saída de Tite. Além do treinador, o lateral William também foi alvo de vaias pelo desempenho defensivo. Parte da frustração também passa pelas derrotas recentes no Campeonato Mineiro, como o revés para o Pouso Alegre, e pela adaptação de reforços como Gerson, contratado por cerca de R$ 170 milhões.

Apesar da pressão, a diretoria bancou o técnico para o próximo jogo, afirmando que “todo mundo está fechado”. Tite soma três vitórias e quatro derrotas em sete partidas.

O Cruzeiro volta a campo no domingo (8), contra o América-MG, às 18h (de Brasília), na Arena Independência, pelo Campeonato Mineiro. No mesmo dia, mas um pouco mais tarde, o Coritiba enfrenta o Cianorte, às 18h30 (de Brasília), pelo jogo de volta do Campeonato Paranaense.