Neste sábado (29), aconteceu a última corrida sprint da temporada 2025 da Fórmula 1. E com domínio de ponta a ponta, o australiano Oscar Piastri (McLaren) venceu a corrida curta realizada no circuito de Losail. Assim, o piloto nº 81 encurtou a distancia para o líder do campeonato mundial de pilotos, Lando Norris (McLaren), para 22 pontos. O britânico líder do mundial de pilotos ficou com a 3ª posição. George Russell (Mercedes) separou os companheiros de equipe, na 2ª posição.
Já Max Verstappen (Red Bull) chegou na 4ª posição, atrás de Norris e Piastri. Mesmo assim, ainda está vivo na disputa pelo título mundial, mas sua situação é crítica. Neste momento, o atual tetracampeão mundial está a 25 pontos de Norris, com 50 pontos ainda em jogo. Portanto, se Verstappen terminar a corrida principal de domingo (30) atrás do britânico da McLaren, estará matematicamente fora da disputa do título mundial de pilotos da Fórmula 1.
Fecharam o top 8: Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Yuki Tsunoda (Red Bull), Fernando Alonso (Aston Martin) e Carlos Sainz (Williams). Vale lembrar que Tsunoda fechou a corrida na 5ª posição, porém foi punido em 5 segundos por violar os limites de pista múltiplas vezes e perdeu a posição para Antonelli.
Como foi a sprint do GP do Catar?
Assim que as cinco luzes vermelhas se apagaram, Piastri fez uma excelente largada, não dando chance para George Russell atacá-lo. Ao mesmo tempo, Lando Norris, que largava na 3ª posição, também não ameaçou o piloto da Mercedes.
Quem não largou bem foi Fernando Alonso da 4ª posição, que foi atacado e perdeu a posição logo de saída para Yuki Tsunoda. Max Verstappen, que pela 1ª vez na temporada largava atrás de seu companheiro de equipe, também tracionou bem e acompanhou o japonês, ultrapassando Alonso. Ainda na 1ª volta, Tsunoda inverteu posição com Verstappen e o holandês era o 4º colocado.
Nas voltas seguintes, Verstappen até tentou acompanhar o ritmo de Norris, mas o atual campeão mundial estava reclamando muito da vibração de seu carro (algo que vem lhe afetando durante todo este fim de semana no Catar), o que afetou seu desempenho. Depois de cerca de quatro voltas conseguindo ficar a menos de 1 segundo de Norris e podendo abrir a asa móvel traseira (DRS), Verstappen se afastou e não ameaçou mais o piloto nº 4.
Por fim, durante todas as 19 voltas, Piastri manteve um ritmo consistente e sólido, que lhe garantiu a vitória com tranquilidade, chegando a ficar a 3 segundos de distancia de Russell. Já o britânico da Mercedes também não foi ameaçado em nenhum momento por Norris, e manteve a 2ª posição durante toda a corrida.
Alguns pilotos no fundo do pelotão, como Franco Colapinto (Alpine), Pierre Gasly (Alpine) e Lance Stroll (Aston Martin) experimentaram parar nos boxes nas últimas voltas parar testar os pneus macios, já que o desgaste dos pneus tem sido uma questão muito discutida para o GP do Catar. Inclusive, a corrida principal de domingo (30), terá dois pit stops obrigatórios, com os pneus podendo rodar, no máximo, 25 voltas.

