Mbappé processa PSG por 55 milhões de euros e aciona UEFA

Mbappé processa PSG e aciona UEFA para barrar clube na Champions

Foto: Divulgação/PSG

Atacante cobra salários e bônus não pagos e pressiona entidade máxima do futebol europeu

Kylian Mbappé entrou com ações judiciais contra o Paris Saint-Germain para cobrar 55 milhões de euros (R$ 362,95 milhões na cotação atual) referentes a salários atrasados e ao bônus de assinatura do último contrato assinado com o clube. A advogada do jogador, Delphine Verheyden, confirmou a informação em entrevista coletiva nesta quinta-feira (10), em Paris.

Defesa leva caso à UEFA com base em regulamento da Champions League

Além dos processos abertos na França — nas esferas cível, trabalhista e penal —, a defesa de Mbappé também acionou a UEFA. Segundo Verheyden, foi solicitado que a entidade avalie a conduta do PSG à luz de um artigo do regulamento da Champions League, que impede a participação de clubes que não estejam em dia com obrigações salariais com seus jogadores.

“O processo começou em fevereiro de 2024 e, desde então, o PSG não cumpriu com suas obrigações contratuais”, afirmou a advogada durante a coletiva.

Valor corresponde a salários e bônus do último contrato com o clube

O montante de 55 milhões de euros (R$ 362,95 milhões na cotação atual) corresponde aos últimos três meses de salários e ao bônus de assinatura firmado no contrato anterior entre Mbappé e o PSG. De acordo com o clube, o atacante teria renunciado verbalmente a esse valor durante uma conversa com o presidente Nasser Al-Khelaïfi, em agosto de 2023, como condição para sua reintegração ao elenco.

A defesa de Mbappé contesta essa versão e afirma que não há nenhum documento formalizando a suposta renúncia. A Liga de Futebol Profissional da França (LFP) chegou a ordenar, em setembro do ano passado, que o clube efetuasse o pagamento. O PSG, no entanto, não efetuou os pagamentos e continua contestando a ordem judicialmente.

Mbappé na temporada 2024/25

Atualmente, Mbappé defende o Real Madrid. Na temporada 2024/25, ele já disputou 48 partidas, marcou 33 gols e deu cinco assistências com a camisa blanca. Com o time merengue, o atacante conquistou a Supercopa da Uefa e a Copa Intercontinental da Fifa.

A disputa com o PSG segue em andamento e pode avançar por diferentes instâncias judiciais. A defesa do jogador também levou o caso à UEFA, que ainda analisa o pedido com base no regulamento da Champions League.

Em nota oficial, o PSG contestou a decisão da LFP e afirmou que o Conselho de Prud’hommes (Tribunal do Trabalho) é o único órgão competente para julgar o caso. No comunicado, o clube também criticou a postura da equipe jurídica de Mbappé, classificou os relatos apresentados como “fantasiosos”. Além disso, defendeu que o atacante deve ser tratado como qualquer outro empregado, responsável por cumprir os compromissos assumidos durante os sete anos em que vestiu a camisa do clube parisiense.