agosto 11, 2025

France Football divulga indicados à Bola de Ouro de melhor clube feminino da temporada

Bola de Ouro, Arsenal, Orlando Pride, Barcelona, Lyon
Arsenal conquistou a Champions League em cima do Barcelona (Foto: Divulgação/UEFA)

Arsenal, Chelsea, Barcelona, Lyon e Orlando Pride disputam premiação marcada para setembro, em Paris

A revista France Football indicou o Arsenal, campeão da Champions League, ao prêmio de melhor time feminino da temporada 2024/25. A cerimônia da Bola de Ouro acontece em 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Além do clube inglês, que venceu a Champions e foi vice da liga nacional, a lista inclui Barcelona, Chelsea, Lyon e Orlando Pride.

Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui

Arsenal quebra domínio e volta à elite europeia

Após uma campanha marcada por viradas e consistência, o Arsenal venceu a Champions League e garantiu seu lugar entre os principais times do mundo. A equipe eliminou o Real Madrid nas quartas de final com uma vitória por 3 a 0 no jogo de volta, após perder a ida por 2 a 0. Na semifinal, superou o Lyon com um 4 a 1 fora de casa, revertendo a desvantagem do primeiro jogo.

O título continental coroou uma temporada de crescimento. O time também foi vice-campeão da WSL, semifinalista da FA Women’s League Cup e quartas de final da FA Women’s Cup. Invicto há 13 partidas, o Arsenal teve destaque ofensivo com Russo (20 gols), Mariona Caldentey (19) e Caitlin Foord (13). Nas assistências, Caldentey também lidera, com 9 passes para gol.

Gigantes frequentes seguem na disputa da Bola de Ouro

Três clubes repetem presença na lista da France Football. Barcelona e Chelsea foram indicados pelo terceiro ano consecutivo. O Lyon retorna entre os finalistas. As Blues, comandadas por Sonia Bompastor, conquistou a WSL de forma invicta, além da FA Women’s Cup e da FA Women’s League Cup. Foi eliminado na semifinal da Champions pelo Barcelona. Beever-Jones foi a artilheira da equipe, com 13 gols. A invencibilidade geral soma 28 partidas.

Por sua vez, o Barcelona ergueu três troféus: Liga F, Copa da Rainha e Supercopa. Com 19 jogos de invencibilidade, o clube teve como destaque ofensivo Ewa Pajor, autora de 43 gols na temporada, enquanto Alexia Putellas liderou em assistências, com 16.

Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui

Já o Lyon venceu o Arkema Première Ligue, mas caiu nas semifinais da Champions e nas oitavas da Coupe de France Féminine. Dumornay, com 22 gols, foi a principal goleadora. Diani, além dos 16 gols, liderou em assistências com 10.

Estreia americana fecha a lista

Com sua primeira conquista da NWSL, o Orlando Pride aparece pela primeira vez entre os indicados. A equipe dos Estados Unidos venceu o campeonato nacional em 2024 e manteve uma sequência de sete jogos de invencibilidade.

Banda foi o grande nome do time, com 13 gols e 4 assistências. Marta e Adriana também se destacaram ofensivamente.

By Orb Sports

Na Orb Sports, a gente respira esporte em todas as formas, ritmos e territórios. Nossa redação possui gente curiosa, inquieta, apaixonada por boas histórias. Acreditamos que esporte é cultura, é sociedade, é tempo presente. E é com esse olhar que escrevemos, analisamos e contamos o que realmente importa.

Matérias relacionadas