Em crise dentro e fora de campo, Timão busca reação diante do arquirrival que vive fase sólida; duelo também marca presença expressiva de estrangeiros nos dois elencos
A Copa do Brasil será palco, na noite desta quarta-feira (30), de um dos confrontos mais tradicionais e intensos do futebol nacional: o Dérbi Paulista. Pela primeira vez na história da competição, Corinthians e Palmeiras se enfrentam em um duelo válido pelo jogo de ida das oitavas de final.
A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, prometendo um clássico de alta tensão, rivalidade e muita emoção, visto por muitos torcedores como “guerra”, onde só a vitória interessa.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
O mandante do confronto, chega pressionado após uma sequência de três jogos sem vencer: foram dois empates: 0 x 0 com o Cruzeiro e 1 x 1 com o Botafogo, além de uma derrota por 2 x 0 para o São Paulo. Fora de campo, o clube atravessa uma fase conturbada, com protestos da torcida e um ambiente político instável, marcado pela possibilidade de impeachment do presidente afastado, Augusto Melo.
Já o Palmeiras vive um cenário oposto. A equipe comandada por Abel Ferreira vem embalada por três vitórias consecutivas: 3 x 2 sobre o Atlético-MG, 2 x 1 contra o Fluminense, fora de casa, e 1 x 0 sobre o Grêmio, no Allianz Parque. O Verdão chega mais confiante, com boa sequência e estabilidade dentro e fora das quatro linhas.
Dérbi e Copa do Brasil com sotaque gringo
Apesar das diferenças nas campanhas e momentos vividos por cada equipe, há um ponto em comum entre Corinthians e Palmeiras, trata-se do grande número de jogadores estrangeiros em seus elencos.
Um levantamento recente apontou o crescimento significativo de jogadores estrangeiros no futebol brasileiro, além de destacar os clubes com maior número de atletas de fora do país.
O Corinthians aparece na segunda colocação entre os clubes com mais estrangeiros no futebol brasileiro, somando nove atletas não brasileiros no elenco principal. Entre os nomes de maior destaque estão o meia argentino Rodrigo Garro e o atacante holandês Memphis Depay, reforços de peso que representam a aposta do clube em talento internacional para fortalecer o setor ofensivo.
Estrangeiros do Corinthians:
1- Rodrigo Garro – 🇦🇷 Argentina (meia
2- Ángel Romero – 🇵🇾 Paraguai (atacante)
3- André Carrillo – 🇵🇪 Peru (meia/ala)
4- Memphis Depay – 🇳🇱 Holanda (atacante)
5- Diego Palacios – 🇪🇨 Equador (lateral-esquerdo)
6- Félix Torres – 🇪🇨 Equador (zagueiro)
7- Héctor Hernández – 🇪🇸 Espanha (lateral)
8- José Andrés Martínez – 🇻🇪 Venezuela (volante)
9- Fabrizio Angileri – 🇦🇷 Argentina (lateral-esquerdo)

Entretanto, o Palmeiras, que anteriormente contava com oito jogadores estrangeiros, teve uma leve redução após o Mundial de Clubes. Com a venda do meio-campista colombiano Richard Ríos, o elenco passou a ter sete atletas não brasileiros. Sem contar com o treinador e a comissão técnica.
A mudança, no entanto, não impactou o bom momento da equipe, que segue com desempenho consistente na temporada. Entre os principais nomes estrangeiros do time estão o atacante uruguaio Facundo Torres e o volante colombiano Emiliano Martínez, peças importantes no esquema de Abel Ferreira.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Estrangeiros no Palmeiras:
1- Agustín Giay – 🇦🇷 Argentina (zagueiro)
2- Gustavo Gómez – 🇵🇾 Paraguai (zagueiro)
3- Joaquín Piquerez – 🇺🇾 Uruguai (lateral-esquerdo)
4- José Manuel López – 🇦🇷 Argentina (atacante)
5- Ramón Sosa – 🇵🇾 Paraguai (ponta)
6- Emiliano Martínez – 🇨🇴 Colômbia (volante)
7- Facundo Torres – 🇺🇾 Uruguai (atacante)

Em um jogo onde a rivalidade histórica fala mais alto, os sotaques diferentes mostram que o futebol ultrapassa fronteiras e, além disso, vem se tornando cada vez mais plural, com atletas de diferentes países assumindo papéis de destaque.