Com gol de Igor Jesus logo no primeiro tempo, o Fogão venceu o atual campeão da Champions League
A vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain na última quinta-feira (20), pela segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo de Clubes, rendeu ao técnico Renato Paiva não apenas três pontos, mas também a oportunidade de destacar o trabalho coletivo e estratégico que o Botafogo vem construindo. Com seis pontos em dois jogos, o Alvinegro é líder isolado da chave, após vencer o atual campeão da Champions League com gol de Igor Jesus ainda no primeiro tempo.
O técnico enalteceu a entrega de seus jogadores e fez questão de dedicar o resultado a todos os treinadores brasileiros. Segundo ele, o duelo foi vencido na tática, com um plano de jogo executado com disciplina e espírito coletivo.
“Fizemos um jogo em que, taticamente, fomos perfeitos. Irrepreensíveis. O PSG teve muita posse de bola, sim, mas não criou oportunidades flagrantes. Fomos solidários o tempo todo, atacamos e defendemos todos juntos“, afirmou.
O treinador, que já havia alertado antes da partida que o favoritismo europeu não se traduz automaticamente em vitória, relembrou a pressão externa após a estreia contra o Seattle Sounders e reforçou a importância de blindar o elenco.
“Claro que no futebol há sempre uma possibilidade de vencer num jogo assim. A história mostra isso. Disse antes que o cemitério do futebol está cheio de favoritos. Hoje voltou a se provar. Depois da estreia, ouvi muita coisa negativa, era a teoria do caos. Mas nos blindamos. Não é o exterior que nos define“, disse.
Botafogo semelhante ao PSG
Renato foi além e afirmou que o Botafogo refletiu em campo aquilo que o PSG tem de mais forte: o jogo coletivo.
“Nós hoje fomos aquilo que o PSG tem sido nos últimos tempos. Uma verdadeira equipe. Deslizamos todos juntos para a direita, para a esquerda, para a frente e para trás. Essa era a única forma de nos igualarmos a eles. Fizemos o PSG beber do próprio veneno“, destacou.
Com a vitória, o Botafogo se coloca em posição confortável para avançar às oitavas de final. Basta um empate diante do Atlético de Madrid, na próxima segunda-feira (24), às 16h (de Brasília), em Los Angeles, para confirmar a vaga. No mesmo horário, o PSG encara o Seattle Sounders, dos EUA, precisando vencer para não depender de outros resultados.