Jair e Igor Jesus marcam na vitória por 2 a 1 nos Estados Unidos; Alvinegro enfrentará o PSG na próxima rodada, em Los Angeles
O Botafogo começou com o pé direito sua trajetória na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025. Neste domingo (15), no Lumen Field, em Seattle, o time brasileiro venceu o Seattle Sounders por 2 a 1, com gols de Jair e Igor Jesus ainda no primeiro tempo. Cristian Roldan descontou para os norte-americanos na etapa final.
Com o resultado, o Alvinegro somou seus primeiros três pontos no Grupo B e ocupa a segunda colocação, atrás do Paris Saint-Germain nos critérios de desempate. Já o Seattle é o terceiro colocado.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o PSG, na quinta-feira (20), às 22h (de Brasília), no Rose Bowl, em Los Angeles. O Seattle encara o Atlético de Madrid no mesmo dia, às 19h, novamente no Lumen Field.
Botafogo marca após início equilibrado
O jogo começou equilibrado, com ambas as equipes criando boas oportunidades nos minutos iniciais. Cristian Roldan arriscou primeiro para os donos da casa, mas parou em boa intervenção da zaga botafoguense. A resposta veio com Igor Jesus, que recebeu lançamento em profundidade, dominou e bateu cruzado, mas Kee-hee se jogou para evitar o gol.
O Botafogo seguiu pressionando. Alex Telles arriscou de longe e exigiu boa defesa do goleiro Frei. Pouco depois, o Seattle respondeu com Jesus Ferreira, que finalizou com perigo da entrada da área. Kent também teve uma chance clara, ao completar cruzamento vindo da direita, mas mandou para fora.
Apesar das investidas do time norte-americano, quem abriu o placar foi o Botafogo. Aos 27 minutos, após cobrança de falta na área, Jair apareceu bem posicionado e cabeceou firme no canto, sem chances para Frei. O gol deu confiança aos brasileiros, que passaram a controlar melhor as ações.
O segundo gol veio aos 43 minutos. Em jogada trabalhada pela direita, Igor Jesus subiu mais que a marcação após cruzamento e cabeceou no canto, ampliando o marcador antes do intervalo.
Sounders crescem
Na segunda etapa, o Botafogo quase fez o terceiro. Artur recebeu na entrada da área e finalizou, obrigando Frei a fazer mais uma boa defesa. O Seattle Sounders, então, se lançou mais ao ataque, tentando reverter o prejuízo. Kent teve grande oportunidade aos 13, mas parou em John. No rebote, Rusnak finalizou mal.
O domínio da posse de bola continuou com os americanos, que pressionavam e buscavam espaços. Aos 29 minutos, Cristian Roldan aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para o gol. A bola desviou em Igor Jesus antes de entrar, enganando John e diminuindo o placar.