Muito mais do que uma vaga nas quartas da Copa do Brasil, o Dérbi desta quarta-feira (6), pode representar o fim de um tabu que atormenta o Corinthians há mais de um século
Todo clássico que se preza no futebol tem ingredientes especiais que os tornam ainda mais atraente, mas poucos confrontos carregam tanto peso quanto um Palmeiras x Corinthians. Além da rivalidade histórica e da tensão que um dérbi impõe, destacamos um dado curioso: em 108 anos de dérbis, o Timão nunca eliminou o Verdão em competições fora do Campeonato Paulista.
E é justamente esse tabu que coloca uma pimenta extra no Dérbi desta quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. O Corinthians chega a casa do adversário com uma grande oportunidade em mãos e não se trata apenas de avançar para as quartas de final da Copa do Brasil, mas de escrever um capítulo inédito em sua história. Do outro lado, o Palmeiras entra pressionado por sua torcida, precisando reverter o placar e manter a hegemonia em jogos eliminatórios diante do arquirrival.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
Um tabu que atravessa gerações
Historicamente, Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram em diversas ocasiões em jogos de mata-mata. No entanto, sempre que esse confronto aconteceu fora do Paulistão, quem levou a melhor foi o time Alviverde.
Dois exemplos marcantes, aconteceram em decisões por pênaltis válidas pela Libertadores, sendo consecutivas, em 1999 e 2000. Em ambas o Verdão eliminou o Timão em duelos de alta tensão.
Por outro lado, o time Alvinegro já superou o rival em jogos decisivos no Paulistão, como nas finais de 2017, 2018 e 2025, um feito que, no entanto, ainda não se repetiu fora do estadual.
Abaixo, listamos as informações dos principais confrontos eliminatórios (mata-mata) documentados entre 1936 e 2025 em que o Palmeiras eliminou o Corinthians, incluindo o Campeonato Paulista, onde o retrospecto é mais equilibrado.
Especificando por competição, o Paulistão é o único torneio em que o Corinthians tem vantagem no histórico de mata-matas, com 10 classificações contra 7 do Palmeiras. No entanto, fora do estadual, o domínio muda de lado: o Verdão eliminou o rival nas duas oportunidades pela Libertadores (1999 e 2000), além de levar a melhor em confrontos pelo Brasileirão (1994) e no Torneio Rio-São Paulo (1951 e 1993). Esses números reforçam a rivalidade que cerca o Dérbi e a chance de encerrar uma escrita de um tabu que já dura 108 anos.