julho 12, 2025

Renato Paiva exalta campanha do Botafogo no Mundial e critica fala de Abel sobre investimentos

Botafogo
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Técnico destaca orgulho pela trajetória da equipe na competição e contesta comparação sobre investimentos feita pelo comandante do Palmeiras

Apesar da eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, o técnico Renato Paiva valorizou a atuação e a trajetória do Botafogo na competição. Após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, neste sábado (28), na Filadélfia, o treinador destacou o desempenho da equipe diante de um adversário mais entrosado e com maior poder de investimento.

O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem. O jogo seria decidido nos detalhes”, avaliou Renato, ao fim da partida.

Segundo ele, o Botafogo enfrentou o torneio em condições diferentes dos adversários, citando treinadores com longo tempo de trabalho como Brian Schmetzer (Seattle Sounders), Luis Enrique (PSG), Diego Simeone (Atlético de Madrid) e Abel Ferreira (Palmeiras).

Do outro lado está um time com um treinador há poucos meses, em construção. Que tem jogadores chegando, alguns de um Botafogo campeão da Libertadores. Conseguirmos, em poucos meses, olhar nos olhos, fazer os resultados que fizemos e ainda hoje fazer o que fizemos contra um time que se conhece de olhos fechados nos deixa orgulhosos de termos perdido nos detalhes”, pontuou.

Respondeu Abel

Durante a coletiva, o comandante também respondeu a um comentário de Abel Ferreira sobre o investimento feito pelo Botafogo em reforços. O técnico português contestou a comparação e mencionou os valores investidos por ambos os clubes.

“Fiquei com a frase do meu amigo Abel, que falou no investimento que o Botafogo fez nesses jogadores. O Botafogo não tem nenhum jogador que custou o valor do Paulinho. Nem do Vitor Roque. É muito bonito mandarmos para cima dos outros essas coisas, ele gosta muito disso. Parece que do outro lado não tem investimento”, criticou.

O técnico citou que o Palmeiras investiu 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões) em Paulinho e 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões) em Vitor Roque. Do lado alvinegro, os reforços mais caros foram Artur (10 milhões de euros) e Arthur Cabral (15 milhões de euros).

Essa do Abel eu não compro, porque não temos nenhum jogador do custo do Paulinho”, concluiu.

Agora eliminado, o Botafogo se prepara para retornar ao Brasil e concentrar forças no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso do time será diante do Vitória, no dia 15 de julho, no estádio Nilton Santos.

By Geovanna Thomaz

Sou estudante de Jornalismo, com paixão por futebol desde sempre. Tenho 1 ano e 5 meses de experiência na área.

Matérias relacionadas