As tchecas subiram à nona no ranking do mundial com folego e garra, visando conquista de uma das três vagas nas finais da Liga das Nações de Vôlei
Apesar de ter entrado para a história da Liga das Nações de Vôlei (VNL) com a menor pontuação registrada em um set (4/25), a República Tcheca conquistou uma vitória suada e venceu o jogo por 3 sets a 1(25/22, 25/21, 4/25 e 25/20), subindo para a nona posição no ranking da competição, em Apeldoorn, na Holanda. Mesmo com o desequilíbrio no terceiro set, a equipe tcheca manteve o controle nos demais e segue na briga por uma vaga na próxima fase da competição.
Para alcançar a vitória desta sexta-feira (11), as europeias contaram com Monika Brancuska, que teve papel importantíssimo, marcando 21 pontos no jogo.
O jogo
A Turquia abriu o placar com três pontos de vantagem sobre sua rival, mas a equipe adversária não se intimidou diante da defesa turca. Reagiu com força no ataque, virou o jogo e garantiu a vitória no primeiro set. A República Tcheca respondeu ao bom desempenho da equipe asiática com destaque para o bloqueio, liderado por Grozer e Valkova, e manteve o controle da parcial, vencendo o segundo set por 25 a 21.
Reação turca
No terceiro set, a Turquia criou um paredão no bloqueio e abriu dez pontos de vantagem com o placar de 1/11 nos primeiros momentos do set. A disputa seguiu preocupante para Giannis, que fez um rodízio de jogadoras. Após dois sets perdidos, a Turquia entrou para a história em sua estreia na VNL com o recorde de maior pontuação em competições internacionais: 25/4.

A resposta decisiva veio no set seguinte, com a reação da República Tcheca marcando firme nos ataques, especialmente nos lançamentos de Monika Brancuska. Após a virada, a ponteira destacou a emoção da vitória: “Foi uma partida incrível, nem sei o que dizer. Estou cheia de emoções porque realmente não esperávamos isso. Lutamos por cada bola e estou muito feliz por termos conseguido. Esta equipe é incrível e estou muito feliz por fazer parte dela”.
O quarto set terminou em 25 a 20 para as europeias, selando a vitória da República Tcheca por 3 sets a 1.

Classificação
A Turquia segue com 22 pontos e ocupa o quinto lugar no Mundial, já garantindo vaga para as finais. Enquanto isso, a República Tcheca, com cinco vitórias em dez jogos na VNL, subiu para a nona colocação, com 13 pontos. Além disso, as tchecas seguem em busca de novas vitórias para se manter viva na competição. Com triunfos sobre Bélgica e Holanda e a possibilidade de enfrentar China, Alemanha e Estados Unidos, as tchecas estão na briga por uma das três últimas vagas para a próxima fase do torneio.