Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Tricolor sai na frente, mas Colorado reage na etapa final e clássico termina em 1 a 1
Grêmio e Internacional se enfrentaram novamente na noite deste sábado (19), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 5ª rodada do Brasileirão 2025. O duelo marcou o 447º Clássico Gre-Nal da história. Vivendo fases distintas na competição, o Tricolor atravessa um momento complicado, com apenas uma vitória e três derrotas até aqui, além de ter entrado em campo sob o comando de um técnico interino. Já o Colorado, embalado por uma sequência de três empates e uma vitória, manteve a invencibilidade nos Gre-Nais, agora com o empate, 1 a 1, são oito sem perder.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Grêmio surpreende e rivalidade esquenta jogo
Empurrado por sua torcida, que lotou as arquibancadas da Arena, o Tricolor surpreendeu o rival ao adotar uma postura agressiva desde os primeiros minutos, partindo com tudo para o ataque. A atitude aguerrida pegou os colorados de surpresa, que não esperavam ver os donos da casa tentando superar suas dificuldades justamente em um clássico.
Mesmo quando o Inter conseguiu levar perigo, esbarrou em uma boa atuação do goleiro Tiago Volpi, que brilhou com defesas decisivas e impossibilitou que os adversários abrissem o marcador.
Por se tratar de um dos maiores clássicos do país, a intensa rivalidade entre Grêmio e Internacional deu o tom da partida. A primeira etapa foi marcada por muita disputa e clima tenso, com várias faltas, seis cartões amarelos e até a expulsão do goleiro tricolor, que estava no banco, por reclamação — tudo isso em apenas 28 minutos de jogo.
O gol saiu aos 39 minutos, após uma jogada de rebote de Marlon com desvio de Cristian Olivera. Inicialmente, o assistente assinalou impedimento, mas, após revisão no VAR, o árbitro Bráulio Machado validou o gol do Grêmio, para alívio da torcida mandante.
O Internacional ainda tentou reagir nos minutos finais, e contou com 10 minutos de acréscimos. No entanto, esbarrou na falta de criatividade e nas finalizações pouco inspiradas, deixando o campo sem conseguir igualar o placar.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
Inter volta melhor, empata e arbitragem polêmica
O segundo tempo trouxe um Internacional diferente para o gramado. A equipe voltou mais determinada a buscar o empate e quem sabe até a virada, partindo para o ataque nos minutos iniciais. Logo aos três minutos, o zagueiro Rogel dividiu uma bola com Valencia e balançou as redes, mas o árbitro anulou o lance, assinalando impedimento.
Os visitantes, no entanto, mantiveram a pressão. Aos 18 minutos, após uma jogada confusa na pequena área, a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Alan Patrick bateu com categoria e deixou tudo igual no placar, 1 x 1.
A partir daí, o Inter passou a ditar o ritmo da partida, mantendo mais posse de bola e ocupando o campo ofensivo. Já o Grêmio optou por uma postura mais cautelosa, todo recuado e se defendendo.
Nos minutos finais, aos 39, um lance polêmico agitou o jogo: Aravena caiu na área após contato com Aguirre, mas o árbitro ignorou o VAR e decidiu, por conta própria, não marcar a penalidade, gerando revolta entre os jogadores e torcedores.
Ambas as equipes ainda tentaram buscar a vitória, mas esbarraram na falta de criatividade e precisão nas finalizações. Assim, o clássico terminou com um empate em 1 x 1.
Grêmio x Internacional: Resultado, tabela e agenda
Com o empate, o Internacional fica na 10ª posição na tabela, com seis pontos somados. Por sua vez, o Grêmio deixa a zona de rebaixamento, garante a 16ª colocação e os quatro pontos.
Agora, as duas equipes mudam a chave da competição. Na próxima terça-feira (22), o Colorado recebe o Nacional-URU, às 21h30, no estádio Beira-Rio, pela Copa Libertadores. Já o Tricolor entra em campo na quinta-feira (24), às 19h, quando enfrenta o Godoy Cruz, na Argentina, pela Copa Sul-Americana.