São Paulo amplia fase instável e se distancia das primeiras posições do Brasileirão

Tricolor tem 18,7% de probabilidade de classificação para a competição continental, segundo cálculo da UFMG

São Paulo amplia fase instável e se distancia das primeiras posições do Brasileirão
Foto: Paulo Pinto / São Paulo

A derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, no clássico do último domingo (5), ampliou o momento de instabilidade do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu apenas uma vez nas últimas cinco partidas e começa a ver as primeiras posições ficarem mais distantes.

De acordo com levantamento da UFMG, o time tem 18,7% de chances de se classificar para a Libertadores de 2026. Para alcançar ao menos 50% de probabilidade, precisaria chegar aos 56 pontos. Já a chance de disputar a Copa Sul-Americana é de 70,4%, cenário que reflete a oscilação da equipe nas últimas rodadas.

No Brasileirão, as chances de título são de apenas 0,001%. Para elevar a probabilidade para mais de 50%, o clube teria de somar 73 pontos e ainda depender de tropeços de outras equipes. O risco de rebaixamento é de 0,26%, e para eliminar qualquer possibilidade o São Paulo precisa atingir 49 pontos. Atualmente, o time soma 38 pontos, com três derrotas e duas vitórias nas últimas rodadas.

Sequência do São Paulo no Brasileirão

O Campeonato Brasileiro será interrompido por conta da Data Fifa e volta a ser disputado em 15 de outubro. O São Paulo retorna a campo no dia 16, às 19h, quando enfrenta o Grêmio, na Arena do Grêmio, pela 28ª rodada da competição.