Na tarde deste sábado (4), o Barra-SC segurou o empate com o Santa Cruz, por 0 a 0, na Arena Barra, em Itajaí-SC, resultado suficiente para confirmar o título inédito da Série D. Na ida, a equipe já havia vencido por 2 a 1 em Recife.
Nada de gols
O jogo começou com a equipe pernambucana entrando em campo de cara nova. Wagner Balotelli e Thiago Galhardo, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Pedro Favela e Renato foram os escolhidos para substitui-los. Já o Barra aproveitava os espaços que o Tricolor deixava no meio-campo. Aos 29, Péricles bateu colocado para boa defesa de Rokenedy. No rebote, Rafinha, na cara do gol, mandou para fora.
Aos 39, Natan finalizou com a canhota de fora da área e viu a bola passar perto do alvo defendido por Rokenedy. Em seguida, Thiaguinho dominou a bola dentro da área e colocou na frente, mas Ewerton fez a defesa antes da finalização do atacante.
Sem mudanças, o Pescador foi para o intervalo em vantagem da vitória por 2 a 1 na ida da final, na Arena Pernambuco.
Barra segura o empate e é campeão inédito
A partida recomeçou com o Santa Cruz perdendo uma chance incrível. Aos sete, Ariel deu ótimo passe para Geovany, que saiu na cara do gol e tocou para fora. Em seguida, Rokenedy precisou fechar bem o espaço na pequena área quando a bola passou pelos atacantes do Barra e não entrou.
Aos 29, o Barra trocava passes perto da área e assustou o Santa Cruz. Saymom correu com a bola até a linha de fundo e conseguiu o cruzamento, mas a marcação visitante corta. Na sequência, Ewerton salva o Barra em duas oportunidades. Primeiro, o goleiro faz a defesa no chute de Pedro Henrique. Em seguida, Toty pega o rebote e também não consegue passar pelo camisa 1.
Com placar marcando empate, os jogadores, membros da comissão técnica e torcedores começaram a comemorar muito a conquista inédita do Barra.
O que vem por aí?
Além do acesso à Série C do Brasileiro e do título da Série D, o Barra também garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O Pescador vai entrar na competição nacional de 2026 na terceira fase, conforme o novo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).