Diante de um Fumeirão lotado e totalmente irreconhecível, o ASA foi derrotado pelo Maranhão, por 3 a 0, no jogo de volta das quartas de final da Série D, disputado em Arapiraca. Ryan (duas vezes) e Keven confirmaram a vantagem construída no jogo de ida, com vitória maranhense por 1 a 0.
Bode constrói vantagem no fumeirão
Diante do fumeirão lotado o Fantasma tentou reagir e se lançou ao ataque com o apoio da sua torcida. Do outro lado, o Bode Gregório, apenas fechou às porteiras e freou qualquer perigo às suas redes.
Aos 11, Vagalume faz ótima jogada pelo meio, acionando Ryan pela direita, que passa fácil por Zulu, que fica no chão, e bate no canto direito do goleiro do ASA, para morrer no fundo do gol e abrir para o Bode. Em resposta, o Fanstama chegou com Fabrício cobrando por baixo, e Keliton finalizando. Depois de um desvio, Thiago Alagoano bateu da pequena área, parando no grande goleiro Jean que fez uma grande defesa.
O Maranhão seguiu letal, subindo ao ataque e explorando bem os espaços deixados pela equipe alagoana em seu campo de defesa. Aos 28, André André Radija cobrou falta na medida, Kevin ganhou de Zulu pelo alto e acertou uma cabeçada fatal para ampliar a vantagem do MAC. E que vantagem.
Na marca dos 33, Thiago Alagoano é derrubado na área do Maranhão por Rosivan, e o árbitro marca penalidade para a equipe da casa. Na cobrança, Júnior Viçosa cobra de pé direito e o goleiro Jean espalma.
No momento em que a fervorosa torcida do ASA ficou em silêncio no Coaracy, saiu uma penalidade à favor do adversário que já vencia por vantagem elástica. Aos 44, Rafael, do MAC, é derrubado por Zulu na área do ASA e o árbitro marca penalidade em cima do lance. Na cobrança, Clessione para na grande defesa do goleiro Jerfessson, que estava bem colocado e deu uma pequena esperança à torcida alvinegra.
Bode amplia e deixa fantasma para trás
Precisando mais do que nunca de um milagre, o fantasma voltou com tudo para etapa final colocando mais atacantes em campo, porém, as mudanças não surtiram efeito. O bode seguia gigante, se defendendo bem, sendo letal nas chegadas ao ataque e nesse ritmo de dominância, os visitantes ampliaram o marcador e ditaram o jogo até o apito final.
Aos quatro, Thiago Alagoano levantou na área e Viçosa cabeceou, Jean defendeu mais uma. Em seguida, Ryan recebeu lançamento, apareceu na cara do gol e bateu para fora.
O Maranhão definiu o confronto aos 26. Vagalume puxou contra-ataque e acionou Ryan, que se livrou da marcação e bateu rasteiro, tirando do goleiro, para marcar o terceiro.
Na reta final, Jaílson teve duas oportunidades para diminuir, mas parou em Jean e finalizou para fora. Com isso, em silêncio agoniante, o Maranhão acabou com o sonho do ASA por 3 a 0 em Arapiraca e se classificou para a Série C do Brasileirão.
Mas, e como ficou ?
Com o resultado, o Maranhão está garantido na Série C, mas agora luta pelo título da Série D. Na semifinal, joga contra o vencedor do confronto entre América-RN e Santa Cruz, que se enfrentam neste domingo às 19h, em Natal. Já o ASA se despede da competição após uma campanha incrível, com 41 pontos, mas sofrendo e caindo no mata-mata.