O Santos desperdiçou a chance de abrir vantagem na luta contra o rebaixamento e apenas empatou em 1 a 1 com o Grêmio, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Edenílson abriu o placar para os gaúchos, enquanto Lautaro Díaz, já nos minutos finais, garantiu a igualdade para o Peixe.
Grêmio abre o placar, mas Santos busca o empate no fim
O time da casa começou com mais intensidade e só não marcou no início por causa de Gabriel Grando. O goleiro do Grêmio fez boas defesas em finalizações de Rollheiser e Escobar. Aos 18 minutos, Alysson chegou a balançar as redes, mas o VAR anulou o lance ao identificar toque de mão de Edenílson no início da jogada.
Após o susto, a partida esfriou. O Santos controlava a posse de bola, mas não conseguia transformar em chances claras. No segundo tempo, Vojvoda tentou dar mais peso ofensivo ao time com a entrada de Tiquinho Soares, mas foi o Grêmio quem saiu na frente. Aos 11 minutos, Pavón recebeu pela direita, girou sobre a marcação e cruzou. Edenílson apareceu livre para desviar de carrinho e abrir o placar.
O Santos quase empatou dez minutos depois. Lautaro Díaz aproveitou chute desviado de Barreal, saiu cara a cara com Grando e parou no goleiro. No rebote, Tiquinho tentou duas vezes, mas foi travado por Wagner Leonardo e pelo arqueiro. Guilherme ainda pegou a sobra e chutou por cima.
A pressão santista aumentou nos minutos finais. Aos 42, Zé Rafael acertou o travessão, a bola ainda bateu na linha e tocou na trave antes de ser afastada. No lance seguinte, o meia voltou a acertar a trave em cobrança de escanteio, mas, dessa vez, Lautaro aproveitou o rebote e empatou de cabeça.
Tabela
Com o empate, o Santos chegou a 28 pontos, ocupando a 16ª posição, cinco acima do Juventude, primeiro dentro da zona de rebaixamento. A diferença, porém, pode diminuir caso o Vitória vença o Ceará nesta quinta-feira. O Grêmio, com 33 pontos, aparece em 10º lugar, sete atrás do Bahia, que fecha o G-6.