Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Com gol de Everton Ribeiro após intervenção do VAR, Tricolor faz a festa na Fonte Nova e respira na tabela da competição
Bahia fez valer o fator casa e derrotou o Ceará na noite desta segunda-feira (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 5ª rodada do Brasileirão 2025. Vivendo fases distintas na competição, o Tricolor atravessa um momento complicado, isso porque ainda não venceu, registra três empates e uma derrota. Já o Alvinegro, vem um pouco melhor com um empate, uma derrota e duas vitórias.
No último encontro entre as equipes, na fase de grupos da Copa do Nordeste, o Esquadrão da Aço levou a melhor e venceu por 3 a 2.
Siga a Orb Sports no X (antigo Twitter) clicando aqui
Início intenso e poucas oportunidades para ambos os lados
Jogando em casa e como de costume, a torcida tricolor lotou as arquibancadas da Arena, apoiando e empurrando o time na busca por quebrar o jejum sem vitórias no certame..
Apesar da proposta mais compacta e defensiva do adversário, o Bahia começou com mais ímpeto nos minutos iniciais, buscando abrir o placar e aproveitando os espaços deixados. Criou boas chances, mas parou nas defesas inspiradas de Fernando Miguel.
O Ceará, por sua vez, não se limitou a assistir. Aproveitou os toques de bola do Bahia, infiltrou-se com certa facilidade pela defesa tricolor e chegou com perigo, embora tenha pecado nas finalizações das jogadas.
A maior parte do primeiro tempo foi marcada por um duelo intenso no meio de campo, com ambas as equipes criando chances claras, mas esbarrando na falta de eficiência ofensiva. Com isso, o placar permaneceu em 0 x 0 na primeira etapa.
Siga a Orb Sports no Instagram clicando aqui
VAR entra em ação e Bahia conquista primeiro triunfo
Determinados a não decepcionar os torcedores presentes no estádio, o Bahia voltou para o segundo tempo com alterações pontuais, que, no entanto, pouco mudaram o panorama da partida.
O ritmo permaneceu semelhante ao dos primeiros 45 minutos: um jogo truncado, com poucas jogadas criativas e praticamente sem exigir trabalho dos goleiros.
Foi apenas nos acréscimos que a história ganhou um novo rumo. Aos 53 minutos, em uma investida ofensiva do Esquadrão, Tiago invadiu a pequena área pela direita e caiu após o lance. Os jogadores do Bahia reclamaram pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
No entanto, o VAR entrou em ação. Após ser chamado para revisar o lance, o árbitro se dirigiu ao monitor, analisou cuidadosamente a jogada e decidiu marcar a penalidade. Na cobrança, Everton Ribeiro foi preciso e garantiu o primeiro triunfo do Bahia no apagar das luzes.
Bahia x Ceará: resultado, tabela e agenda
Com o triunfo, o Bahia sobe para a 13ª posição na tabela, com seis pontos somados. Já o Ceará continua onde estava, na 5ª colocação com sete pontos.
Agora, o Tricolor muda o foco da competição, visto que na quinta-feira (24), recebe o Atlético Nacional, na Arena Fonte Nova, pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Já o Alvinegro entra em campo no sábado (26), às 18h30, quando enfrenta o São Paulo, pelo Brasileirão.